Início Softwares Melhores software de benchmark para testar o seu PC

Melhores software de benchmark para testar o seu PC

Os softwares de benchmark servem para que os usuários testem os componentes de um computador

Montar um computador pode não ser uma tarefa fácil – além de ser algo caro por conta dos aumentos recentes. Mas, quando se consegue, é algo bastante satisfatório. No entanto, mesmo com uma máquina potente, é importante saber o que seu computador é capaz de fazer. É aí que os softwares de benchmark entram.

Para quem não está familiarizado com o termo, o benchmark envolve o uso de um software específico para testar a velocidade de cada componente individual do computador – como CPU, GPU e SSD. Esses programas geralmente são gratuitos e fáceis de operar.

Junto do desempenho, é possível testar temperatura e até a estabilidade geral do computador. Apesar de existirem vários softwares para esse fim, separamos alguns que podem ajudar na hora de testar o computador.

Cinebench R23

Ilustração de chip de processador
Reprodução: ColiN00B/Pixabay

O Cinebench R23 serve para testar a CPU do computador. Com essa ferramenta, é possível avaliar os cores do processador e a estabilidade do sistema em apenas dez minutos. Após o teste, o usuário pode comparar a pontuação obtida com a de outras pessoas online que possuem o mesmo componente.

Outra questão importante que esse teste pode trazer é a capacidade de monitorar a integridade geral do sistema, o que pode ser bem importante para ajudar a definir questões problemáticas afetam o computador.

Superposition

Placas de vídeo Nvidia
Foto: Nvidia

A placa de vídeo, ao lado de alguns outros componentes, é uma das peças mais importantes do computador. Por conta disso, manter sua integridade é algo necessário, principalmente por quem joga muito ou utiliza programas pesados de renderização. E é para isso que o Superposition serve.

Para realização do teste, é recomendado a configuração “1080p Extreme”. Após a execução, o programa vai emitir uma pontuação que pode ser comparada com outros sistemas. O interessante é que, caso alguma configuração seja feita, é possível voltar ao software e realizar uma nova medição para ver o que as alterações fizeram no desempenho.

CrystalDiskMark

SSDs convencionais não devem ser usados para minerar Chia
Reprodução: manseok Kim/Pixabay

Com a chegada de SSDs cada vez mais rápidos ao mercado, é importante verificar seu desempenho no sistema com benchmarks. O CrystalDiskMark vai permitir que o usuário saiba se sua unidade de armazenamento está de acordo com as especificações divulgadas pelo fabricante.

Vale lembrar que é normal que os SSDs funcionem um pouco mais devagar do que os picos de desempenho indicados pelos fabricantes. No entanto, se os números estiverem muito diferentes, pode significar que há algo errado com o equipamento.

PCMark 10

PCMark 10
Foto: Divulgação

Até então, recomendamos benchmarks para componentes específicos, mas o PCMark 10 é algo mais geral. O software permite que o desempenho de todo o sistema seja medido. Durante o teste, o computador passa por diversas tarefas semelhantes as do mundo real e indicam como o PC se comporta.

Isso faz com que seja possível ver como o computador vai se sair em tarefas como trabalhos gerais, edição de vídeo e video chamadas. Apesar da versão completa ser paga, o PCMark oferece uma variante gratuita – embora com testes limitados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES