Início Hardware Fabricantes de SSDs começam a reduzir garantia e durabilidade devido à mineração...

Fabricantes de SSDs começam a reduzir garantia e durabilidade devido à mineração de Chia

Com as alterações, os usuários que usarem SSDs para minerar Chia podem perder a garantia oferecida pelos fabricantes

A criptomoeda Chia ganhou popularidade pela promessa de facilitar a mineração, já que é necessário um HD ou SSD para cultivá-la. Isso fez com que esses dispositivos sofressem com escassez em diversos mercados.

No entanto, foi indicado que essa prática de mineração, se utilizasse equipamentos domésticos, poderia desgastar rapidamente HDs e SSDs. Prevendo problemas, alguns fabricantes começaram a tomar decisões e alteraram algumas características de seus produtos. Esse é o caso da PNY.

SSD PNY para mineração de Chia
Foto: Divulgação

A empresa está reduzindo a resistência de gravação, chamada de Terabytes Written (TBW), em sua linha XLR8 CS3030 de SSDs em até 79%. A mudança significa que usuários que utilizam rigorosamente esses dispositivos, como é o caso de mineradores, esgotarão a vida útil de gravação em pouco tempo e, consequentemente, perderão a garantia.

As mudanças no TBW são bastante significativas, principalmente nos SSDs de maior capacidade. No caso de 250 GB, os usuários poderiam gravar até 380 TB antes do fim da vida útil do equipamento. Com a mudança, o total passa a ser de 170 TB. O mesmo se repete na versão de 500 GB, que antes oferecia estimativa de 800 TB de gravação e agora possui vida útil estimada em 170 TB.

Para a variante de 1 TB, a gravação agora é estimada em 360 TB – contra os 1.665 TB anteriores. No caso de 2 TB, o máximo fica em 660 TB – com 3.115 TB sendo a vida útil anteriormente estimada.

Em nota, a PNY afirma que “as alterações feitas pela PNY em sua política de garantia do SSD XLR8 CS3030 foram impulsionadas por dois fatores, o aumento na demanda pelo uso de SSDs de consumo de alta velocidade para a agricultura de Chia e a escassez de NAND em toda a indústria”.

Com esse movimento, a empresa acredita que “os consumidores que usam esses SSDs como pretendido” terão um período de garantia que “provavelmente se esgotará antes de atingirem os limites de TBW”. As classificações anteriores, no entanto, ainda se aplicam às unidades vendidas antes de 17 de maio.

Restrições para mineração de Chia

A PNY não foi a única empresa a tomar medidas contra a mineração de Chia. A Galax começou a avisar seus consumidores de que o uso excessivo de produtos para armazenamento esgotará a durabilidade nominal dos produtos e, portanto, anulará a garantia e os serviços oferecidos.

À medida que a procura por produtos do tipo para mineração de Chia aumentar, pode ser que outros fabricantes também adotem medidas semelhantes.

Via: Neowin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES