O Google usou o evento I/O para revelar alguns detalhes sobre a nova versão de seu sistema operacional, o Android 12. Durante a apresentação, a empresa destacou que essa é a maior mudança de design da história do software.

Além disso, foi revelado que, a partir desta terça-feira (18), os donos de aparelhos da linha Pixel poderão participar do teste beta do Android 12.

Como parte das mudanças, o Google destaca a possibilidade de personalização completa do aparelho, com paletas de cores diferentes e widgets reprojetados. Ao escolher um papel de parede, o sistema automaticamente consegue definir quais são as cores dominantes e aplicar ao aparelho. Isso é implementado às abas de notificação, tela de bloqueio, controle de volume e ícones dos aplicativos.

As animações de toque também foram repensadas para se tornarem mais suaves. Com isso, o aparelho responde rapidamente quando uma opção é selecionada.

Para quem deseja mais bateria, o Google afirma que, após alguns ajustes no tempo de CPU necessário para os serviços principais, o aparelho pode oferecer mais tempo de uso antes de precisar ser carregado.

As melhorias continuam na aba de notificações, que se tornou mais intuitiva. Não importa qual conteúdo o usuário está consumindo, há configurações rápidas que podem controlar praticamente todo o sistema operacional apenas deslizando a tela.

A partir de agora, o Google Assistente também estará mais acessível. Basta manter pressionado o botão liga/desliga do smartphone para abrir o serviço e poder acessar apps, fazer perguntas ou fazer ligações.

Privacidade e segurança no Android 12

O Google também anunciou novos recursos que oferecem mais transparência sobre quais aplicativos estão acessando os dados e coletando informações dos usuários.

Por meio de um painel de privacidade, agora será possível ter uma visão única de todos os aplicativos que solicitaram permissões ao dono do aparelho. Com isso, é possível revogar facilmente os privilégios.

O painel ainda oferece uma visão das configurações de permissões, bem como quais dados estão sendo acessados, com que frequência e por quais aplicativos.

No caso de apps que usam câmera e microfone, um indicador de quando essas ferramentas são acessadas foi adicionado. Agora, no canto superior direto da tela, um ícone mostrará quando esses recursos estão em uso.

Android 12

Google

Por fim, o Google cita que essas não devem ser as únicas opções de privacidade que o Android 12 trará. Eles afirmam que, no decorrer do ano, novidades em relação a essa questão serão apresentadas.

Fonte: Google

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários