Início Softwares Google vai notificar quando apps coletarem dados no Android

Google vai notificar quando apps coletarem dados no Android

Google irá colaborar com os usuários para aumentar proteção de dados em smartphones Android

Um novo recurso anunciado pelo Google vai tornar mais difícil a coleta de dados de usuários de dispositivos Android. Agora, dentro da Google Play, sua loja de aplicativos, vai ser possível ver quais dados os desenvolvedores coletam e compartilham, além de trazer informações adicionais de privacidade e segurança.

Os desenvolvedores de aplicativos para Android têm até o segundo trimestre de 2022 para declarar essas informações. Já os usuários da Google Play, começarão a ver a seção de segurança na loja no primeiro trimestre de 2022.

Google faz a Apple se pronunciar sobre coleta de dados

O novo impulso de transparência ecoa na decisão oficial da Apple, em 2020, que obrigar os desenvolvedores a divulgar as informações que coletarão dos usuários e o que farão com esses dados. A última atualização do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 14.5, já traz um recurso de transparência de rastreamento de aplicativos.

A comunidade de desenvolvedores espera perder receita com a mudança, já que acredita que a maioria dos consumidores não vai concordar em ter seus dados pessoais coletados.

Google Play notificará usuários de Android quando Apps coletarem seus dados
Foto: Lisa/Pexels

O Google também é dependente da publicidade, mas supostamente adotou uma abordagem mais comedida. A empresa ainda discute como pode limitar a coleta de dados e até mesmo o rastreamento de aplicativos no Android de uma forma que seja menos rigorosa em comparação à solução da Apple.

Otavio Otto Giantin
Me chamo Otto e atuo há 5 anos no meio de jornalismo de games e tech. Realizo esse trabalho sempre com um enorme prazer. Um poço de referências de diversos filmes, séries, jogos e piadas ruins. Falo sobre jogos também no twitter @Ottoboyo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES