Início DEV O que esperar do Google I/O, que começa na próxima terça-feira (18)

O que esperar do Google I/O, que começa na próxima terça-feira (18)

Após de um ano de ausência, evento da Google terá inicio às 14h no dia 18 de maio

Depois de ter sido cancelado no ano passado devido à pandemia de Covid-19, o Google I/O, a conferência anual de desenvolvedores da empresa, volta em 2021 de forma totalmente online e gratuita. O evento começa na próxima terça-feira, 18 de maio, a partir das 14h no horário de Brasília.

Na descrição oficial da conferência, o Google foi vago sobre o que pode ser anunciado: “Sintonize para descobrir como estamos promovendo nossa missão de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”.

O que já se sabe é que, como de costume, o evento vai promover palestras e encontros internacionais para programadores, consumidores e fãs de tecnologia. Mais do que isso, o Google também costuma usar o momento para revelar novos produtos, atualizações e a visão da empresa para o ano seguinte.

Em um formato totalmente virtual e, claro, a distância, a empresa promete tentar replicar a experiência de um evento presencial através de debates, sessões de pergunta e resposta e workshops liderados por profissionais escolhidos a dedo pela companhia.

Um grande atrativo é o Interactive Sandbox, uma parte do I/O Adventure que permite que desenvolvedores experimentem os produtos e recursos mais recentes do Google por meio de uma experiência virtual. Vale a pena conferir o que vai rolar.

Possíveis novidades do Google I/O

O gigante das buscas costuma usar suas palestras no Google I/O para apresentar detalhes da próxima versão do Android – certamente uma das coisas mais esperadas para este ano: o Android 12.

O Google já lançou algumas versões prévias de desenvolvedor do Android 12, que trouxeram uma série de pequenos ajustes e recursos focados no desenvolvedor. Mas, no I/O, a empresa pode revelar novos recursos, incluindo algumas mudanças significativas na interface, como widgets empilhados e uma nova tela de bloqueio.

O Google também gosta de usar o evento para apresentar atualizações importantes em seus serviços e softwares. Em anos anteriores, foram anunciadas novidades como o modo anônimo do Google Maps, novas vozes do Google Assistente e uma demonstração do Google Duplex, em 2018, em que o assistente virtual ligou para um cabeleireiro para marcar um horário e deixou muita gente de boca aberta! Você pode conferir a experiência neste link.

O que esperar da Google I/O, maior evento de desenvolvedores da Google
Alguns dispositivos da LG serão atualizados para Android 12

Realidade aumentada do Google Lens

A ferramenta de busca visual, Google Lens, também foi anunciada no I/O. Em 2020, ela foi redesenhado para se parecer com o aplicativo Câmera do Google. E, ao que tudo indica, podemos ver mais recursos do Google Lens na próxima semana.

Google Pixel Buds e Pixel 5a

O Google mostrou recentemente um par de fones de ouvido sem fio, o Pixel Buds, em uma cor oliva que não está disponível atualmente. Esse arquivo gerou um “burburinho” e levou muitas pessoas a acreditar que o Google pode ter outro par desses fones planejado – possivelmente uma opção mais acessível para atrair um público diferente dos atuais Pixel Buds. Eles são chamados de “Pixel Buds A”, devido ao uso do sufixo “A” pelo Google em seus smartphones mais baratos.

Com isso, o Pixel 5 é carro chefe da linha de celulares do Google, apesar do Pixel 4a 5G ser o modelo de baixo custo mais atualmente. A empresa esperou até o fim de 2020 para lançar o Pixel 4a e 4a 5G – quando o Google I/O foi cancelado – e está pronto para seguir a nova programação de lançamento em 2021.

Depois de rumores sobre um próximo Pixel 5a ter sido cancelado, o Google fez uma declaração oficial de que o Pixel 5a será lançado no “final deste ano”. Ou seja, se isso se confirmar, não deveremos ver nada de novo sobre smartphones no Google I/O.

Novidades sobre a Fitbit, Wear OS e Pixel Watch

O Google agora possui a Fitbit – uma empresa americana de eletrônicos de consumo e fitness – mas ainda não fez muito com a empresa. Já o relógio inteligente, Wear OS, ainda vive, mas está um pouco estagnado. O Google I/O 2021 é o momento perfeito para anunciar um novo produto Fitbit que funcione propriamente com o Wear OS ou combinar os dois serviços em um. Será?

O Google vai transmitir todo o evento no YouTube. Basta entrar no canal oficial do Google para se manter atualizado com a conferência e assistir aos principais anúncios ao vivo. E por aqui você também vai ficar sabendo de todas as novidades, afinal, nossa equipe vai trazer tudo em primeira mão sobre o Google I/O aqui no Blog do KaBuM!. Fique ligado…

Otavio Otto Giantin
Me chamo Otto e atuo há 5 anos no meio de jornalismo de games e tech. Realizo esse trabalho sempre com um enorme prazer. Um poço de referências de diversos filmes, séries, jogos e piadas ruins. Falo sobre jogos também no twitter @Ottoboyo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES