Início Dicas e Reviews Switches de teclados mecânicos: o que são e como funcionam

Switches de teclados mecânicos: o que são e como funcionam

Você sabe quais são os diferentes tipos de switches para teclados e para o que cada um deles serve? É isso que vamos explicar agora.

Teclados mecânicos são bem diferentes das suas contrapartes. Enquanto os outros teclados possuem uma membrana, por exemplo, que é pressionada e depois faz a tecla voltar para sua posição original, as versões mecânicas contam com os chamados switches (interruptores), que funcionam de forma um pouco mais complexa e oferecem um tempo de resposta melhor, bem como uma resposta tátil aprimorada.

Embora quem use o teclado apenas para digitação possa não se importar com a diferença, aqueles que jogam, principalmente se o jogo for competitivo, podem atestar o quanto um bom teclado mecânico faz a diferença entre vencer ou perder em uma partida. E, para isso, existem vários tipos de switches diferentes, em que o jogador deve escolher aquele que mais se encaixa em seu estilo.

Características dos switches

pasted image 0
Fonte: HardZone

Sabendo, então, da importância de se escolher um bom switch para seu teclado, quais seriam as características deles? No que devemos nos atentar na hora de comprar? Podemos dividir os tipos de switch entre várias categorias chaves, e elas são:

• Força de acionamento: trata-se da força necessária para que a tecla seja pressionada, basicamente, o peso que você tem que colocar em cima da tecla para que ela desça e acione o switch. Isso é importante por vários fatores, já que algumas pessoas possuem a mão e a digitação mais pesada, enquanto outras usam o teclado de forma mais leve. Enquanto uma tecla que precisa de pouca força para ser acionada pode ser mais rápida, para digitar isso pode atrapalhar, já que elas descem com muita facilidade. Essa força é medida em gramas, e é interessante que você teste primeiro qual força de acionamento seria melhor.

• Clique auditivo: aquele som marcante que o teclado faz, principalmente nos mecânicos, não está lá à toa. Ele serve para, junto com o retorno tátil ou linear, indicar que a tecla foi acionada e já pode ser solta. Pode até parecer que isso não faz diferença, mas é que estamos tão acostumados aos clicks do teclado que não percebemos, porém, que ter uma resposta auditiva à ativação da tecla é necessário, uma vez que sem ela iríamos nos perder totalmente até nas mais simples digitações. Quanto mais precisar dessa resposta, mais rápido o tempo de reação de nosso corpo será, então isso é ótimo para gamers.

• Acionamento tátil ou linear: os retornos do teclado estão relacionados aos efeitos de “salto” que a tecla dá ao ser apertada, e isso é sentido por nosso dedo. Semelhante ao clique, essa parte é importante para sabermos que a tecla foi acionada, e pode ajudar no treino para reflexos ainda melhores. Os acionamentos táteis possuem esse salto, com níveis de intensidade diferentes, enquanto o acionamento linear não possui o mesmo, e isso geralmente é usado em teclados que precisam de pouca força para digitar, já que o mecanismo que faz a tecla saltar a deixa naturalmente mais “dura” de ser pressionada.

• Ponto de retorno: é a medida, em milímetros normalmente, que diz o quanto a tecla deve “descer” para ser acionada e depois voltar a sua posição inicial. Pontos de retorno menores ajudam em uma digitação mais rápida e deixam as teclas mais sensíveis.

Portanto, fica bem claro o quanto switches são importantes e diferentes entre si, e podem ajudar na sua performance e conforto para jogar ou digitar. Escolher o tipo de switch certo para seu teclado mecânico deve ser uma das suas prioridades ao decidir comprar um.

Alguns tipos de switches

pasted image 0 (1)
Fonte: TecnoUp

Agora vamos dar exemplos de alguns tipos de switches da marca Cherry, para que você possa analisar as características que informamos acima. Não vamos listar todos os switches existentes pois são muitos, com alguns até sendo exclusivos de determinados fabricantes! Então, antes de comprar o seu, pesquise o tipo de switch que ele usa e veja como é, para poder analisar se o teclado é realmente o ideal para você.

• Cherry MX Blue: um switch de resposta tátil, que necessita de uma força de acionamento maior, e que possui o famoso “click” dos teclados mecânicos. O ponto de retorno dele, porém, é maior, então ele não é indicado para jogos que exigem double-click, ou seja, acionar uma tecla duas vezes seguidas em rápida sucessão. O barulho pode incomodar você ou demais ocupantes da casa onde você está, então é um fator a ser levado em conta. Mas, se você gosta de digitar e tem a “mão mais pesada”, ele pode ser o ideal.

• Cherry MX Brown: um switch com resposta tátil e que é mediano em basicamente tudo, seja na sua força de acionamento, seja no ponto de retorno. Com essa característica, ele acaba sendo ideal para quem está começando agora nesse mundo dos teclados mecânicos, já que não possui nenhuma característica muito extrema. As teclas são silenciosas e vão te dar um retorno de acionamento satisfatório, e ele é ótimo para jogar ou digitar.

• Cherry MX Red: esse é um switch de resposta linear muito leve, o que pode demorar um pouco para se acostumar. Com sua leveza, sem resposta tátil nem auditiva, é bem fácil acionar alguma tecla sem querer, ou não saber se ela foi acionada de fato ou não. Porém, se você se acostumar com essas características, ele acaba sendo um switch perfeito para FPS, com alta taxa de resposta. Não é muito ideal para digitação ou outros estilos de jogo, porém.

• Cherry MX Silent: basicamente, esses são os mesmos switches que a versão Red ou Black, porém com tecnologia patenteada da Cherry para que que os ruídos do teclado sejam mantidos no mínimo. O que ocorre é que, por serem muito leves, é bem fácil para as teclas com switches Red e Black baterem no “fundo” do teclado, gerando um ruído incômodo. A versão Silent corrige isso.

E então, gostou de nossas dicas? Aprendeu um pouco mais sobre o mundo dos teclados mecânicos? Deixe para nós sua opinião nos comentários!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES