Dicas para melhorar o desempenho do processador do seu notebook

Must Try

Core i5 ou i7? Qual a melhor opção para um PC Gamer?

Tem alguma dúvida em relação ao mundo da tecnologia? Quer saber mais sobre os componentes do seu PC Gamer? Então se liga nesse post,...

Qual a melhor placa-mãe para um pc gamer?

Tem alguma dúvida em relação aos componentes de um PC gamer? Então se liga nesse FAQ! Emerson BR e Américo Fazio, do KaBuM! TV,...

Como instalar e configurar seu FAN RGB ML120 Corsair?

Tem dúvidas sobre como instalar e configurar o seu FAN RGB? Aprenda de forma prática e simples, com o passo a passo que preparamos...

Monte Seu PC Feat. Alanzoka

Utilizamos a ferramenta do KaBuM! “Monte seu PC” para poder desenvolver o novo PC do Alanzoka. A rotina do Alanzoka é bem corrido, ele...

O notebook é o nosso companheiro em muitas tarefas do dia a dia, não é mesmo? O equipamento é frequentemente usado para fazer compras, pesquisas, estudar, assistir a um filme legal, jogar e até para programar.

Os modelos de notebook gamer mais modernos também são fundamentais na rotina de quem é um gamer fanático, aquela pessoa que está sempre em busca da próxima batalha frenética no jogo preferido e que, por isso, precisa de uma boa performance no equipamento.

Porém, muitas vezes, parece que o processador não está “dando conta do recado” e começa a travar. Nessas horas, saber como melhorar a potência do processador é essencial, para que esta peça, que funciona como o cérebro da sua máquina, não fique sobrecarregada, gastando energia com recursos desnecessários.

Muita gente não sabe, mas a melhor forma de liberar toda a potência e desempenho do processador é por meio da desativação de algumas funções no CPU com o Core Parking. Entre os benefícios dessa ação, estão: tornar o processamento mais rápido e obter velocidade máxima, tudo o que você precisa para tirar o melhor proveito da sua máquina!

Usuários do Windows, atenção com o CPU Core Parking

Se o seu computador tem processador Intel de sétima geração existe uma maneira bem simples de melhorar a performance do notebook. Para isso, basta desativar o recurso chamado de CPU Core Parking, que “guarda” uma parte do núcleo do processador para ser usada somente em caso de necessidade.

Saiba que, quando ativado, este recurso deixa o notebook com desempenho abaixo do esperado, principalmente se você utiliza um notebook gamer, trabalha com edição de vídeos e fotos, entre outras tarefas que exigem mais do equipamento.

Como realizar o un-park no processador Intel 7ª Geração?

Para os usuários que utilizam o Windows 7, 8, 8.1 e 10, será necessário usar o programa gratuito CPU Core Parking Manager, para deixar o processador operando com capacidade de 100% no seu notebook. Separamos um passo a passo, caso seu notebook esteja dentro dessas condições. Dá uma olhada!

Passo a passo para deixar o processador mais rápido

A primeira etapa é instalar o CPU Core Parking Manager. Na sua tela, você verá 4 índices. O primeiro deles é o seguinte: “Current min CPU speed”, que apresenta como o parking do processador está configurado e é o indicador mais importante.

Os outros 3 indicadores são: a quantidade de núcleos do computador, que está em “Number of cores”; a velocidade do processador, que está em “Current CPU speed”; e o clock base, que está em “Base Frequency”.

Agora que você já entendeu a tela inicial do programa, vamos em frente!

Quer deixar seu processador com 100% de capacidade?

Veja que a porcentagem está aparecendo em um controle que pode ser deslizado. Logo, se queremos o processador operando no máximo da capacidade, é preciso arrastar o cursor até a marca de 100% e, em seguida, clicar em “Apply”.

Uma mensagem escrita “Core parking index was set” vai aparecer em uma janela. Basta clicar em OK.

Prepare-se para um Refresh na máquina

Ao clicar no botão “Refresh”, a interface será atualizada e os indicadores também. Você vai reparar que o índice no “Current CPU speed” estará assim como os outros, trabalhando com máxima velocidade. Isso significa que não terá mais nenhum processador com núcleo “estacionado”.

Como melhorar o processador em computadores antigos

A dica que demos acima, bem simples e fácil de fazer com o passo a passo, não serve para processadores mais antigos, aqueles anteriores ao Intel 7ª Geração.

Atualmente, a Intel já trabalha com processadores da 10ª Geração, com os modelos Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9.

Da 7ª Geração em diante, a Intel propõe uma revolução no modo de usar o notebook comum e o notebook gamer. A própria fabricante, quando anuncia a descrição dos processadores, deixa claro que “se você comprou seu PC há alguns anos” está perdendo o melhor dos jogos.

Isso significa que os processadores antigos estão tão ultrapassados que ficará difícil de “melhorar a performance” deles, como fizemos com o passo a passo acima. Isso acontece porque não se trata apenas de uma questão de configuração, mas sim de hardware e tecnologia.

Antes das linhas Core serem lançadas, a Intel trabalhava com os famosos processadores Pentium. Com certeza, você teve um CPU na sua casa com um Pentium 1, 2, 3 ou 4. (Se bobear, você ainda tem uma máquina dessas e está querendo dar um upgrade neste processador).

Se o seu processador for o Pentium 4, você poderá até aumentar um pouco a velocidade deste “centro de controle” da sua máquina. Para isso, você tem que acessar a BIOS do seu notebook ou PC, geralmente a tecla “Delete” funciona.

Em seguida, tentaremos alterar a frequência do seu processador através da opção “FSB Frequency”. Selecione essa opção com as setas e aperte “Enter”. Logo, aumente a frequência do processador e salve as alterações. O computador deve reiniciar após este procedimento.

Na prática, você vai substituir a frequência padrão do seu processador Intel Pentium através de um overclock, que pode ser testado através da execução de games e filmes, por exemplo. Se tudo correr bem, sem travar, isso significa que a tarefa foi concluída com sucesso.

Uma defesa ao Intel Pentium

É importante destacar que existe uma linha Intel Pentium que conta com ótima tecnologia, como os processadores Intel Pentium Gold e Silver. A Intel não descontinuou a linha completa do Pentium, porém passou a recomendar para Desktop o uso da linha Core.

A linha Pentium ficou reservada para notebooks de tarefas simples, como os antigos netbooks, os computadores ultrafinos, os mini PCs, entre outros dispositivos que realizam tarefas bem básicas, como acessar a internet e bater papo em um chat.

Agora, vamos fazer uma breve reflexão: se os modelos de processador Intel Pentium atuais só suportam essas ações mais simples com a máquina, é bem provável que o seu computador antigo não consiga um grande desempenho, mesmo com todos os artifícios para overclock que você tentar.

No caso do passo a passo para melhorar o seu processador Pentium antigo, como fizemos acima, estamos apenas “acelerando” a realização do processamento de dados do dispositivo, o que, na prática, não significa um aprimoramento de desempenho, não é mesmo?

Diferença dos processadores Intel Pentium e Core

São várias as diferenças que merecem destaque aqui, entre elas os dois threads de CPU a mais no modelo Core. Além disso, a velocidade de RAM da família Core também costuma ser maior do que nos modelos Pentium.

Então isso quer dizer que a linha Core é melhor do que a Pentium? Claro que não, pois tudo depende do objetivo do seu notebook. Se você quer um notebook gamer, seus jogos podem nem rodar com um Pentium.

Porém, se você quer um notebook ultrafino mais acessível para levar para a faculdade, por exemplo, vai encontrar ótimos modelos da linha Pentium com valores mais acessíveis.

Lembrando que, se você for uma pessoa interessada em notebook, games e tecnologia, você mesmo pode reconfigurar seu equipamento, comprando um processador novo.

E o processador da AMD?

Verdade, é preciso falar da AMD, uma das marcas mais respeitadas no mundo da informática, muito conhecida dos gamers. Assim como a Intel está para os processadores, a AMD está para as placas de vídeo.

Enquanto os processadores Intel são os mais famosos do mercado, os da AMD também podem ser considerados excelentes, mas não são os queridinhos dos fabricantes de PC.

Mesmo assim, é importante destacar que os processadores da linha AMD Ryzen são excelentes, super indicados para notebooks e podem ter até 8 núcleos de processador! Com 8 núcleos do tipo Zen 2, seus jogos vão ficar bem mais irados, com respostas imediatas, sem qualquer tipo de travamento.

Como melhorar o processador AMD Ryzen

Se você já tem um processador AMD Ryzen no seu notebook gamer e quer melhorar a performance do componente basta seguir essas sugestões!

Você poderá ter melhores FPS nos games com sugestões muito divulgadas nos fóruns de gamers, indicadas especialmente para os processadores que possuem o núcleo Zen. Faça a atualização do firmware, assim as respostas do Windows vão melhorar bastante, o sistema ficará mais estável e você poderá aproveitar até mesmo funcionalidades diferentes.

Veja também se a configuração da BIOS está especificada para o DRAM no que se refere às tensões e timming. Como a linha Ryzen não tem divisor de memória, quem usa sistema high-end pode ficar com memória de 3500 MT/s.

Também é muito comum o processador AMD Ryzen voltar à configuração original depois de uma manobra para overclock. Veja se isso não está acontecendo com você!

Que tal um upgrade no seu processador?

Se você precisa de um novo processador para o seu notebook, aproveita para conferir a categoria de processadores no site da KaBuM. Temos tudo o que seu equipamento precisa para alcançar um novo nível de performance. Valeu galera! Até o próximo conteúdo!

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Latest Recipes

Conheça os Discos Rígidos para vigilância SkyHawk

Com o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a vigilância por vídeos, muitas empresas estão incluindo o uso da Inteligência Artificial (AI) em seus negócios,...

10ª Geração de Processadores Intel® Core™

Conheça a 10ª Geração de Processadores Intel® Core™ Com até 5,3 GHz, a linha de processadores chegou para dar um up na performance de gamers, criadores de conteúdo, editores e mais!

Top 5 benefícios do HD Seagate IronWolf para sua empresa

Segurança, confiabilidade, tecnologia de ponta e resistência. Esses quesitos, sem dúvidas, fazem a diferença no dia a dia de uma empresa. Pensando nisso, a...

HDs Exos Enterprise: entenda a diferença entre eles

“Qual disco rígido escolher? Ele oferece o desempenho que minha empresa precisa? É seguro?” Se você tem um negócio, é arquiteto de data center...

Minecraft Dungeons com Ray Tracing?

O famoso game atinge um novo patamar de atualizações, trazendo uma tecnologia de gráficos aprimorada. Minecraft é, sem dúvida, um dos jogos mais populares...
- Advertisement -

More Recipes Like This

- Advertisement -