Confira tudo o que se sabe sobre as GPUs RTX Série 40 da Nvidia
Especulações apontam que futuras placas da Nvidia terão o dobro de performance da Série 30 e podem chegar ainda neste anoBy - Igor Shimabukuro, 18 janeiro 2022 às 15:32
Dentre os inúmeros lançamentos da Nvidia que devem acontecer em 2022, um dos mais esperados é a chegada da linha GeForce RTX Série 40. Apesar de as GPUs série 30 terem sido reveladas há pouco mais de um ano, diversos vazamentos e especulações sugerem que a marca já está de olho na linha sucessora.
Ao que tudo indica, as variantes das placas RTX 4000 vão utilizar uma nova arquitetura conhecida como Ada Lovelace. Segundo o Digitimes, essa arquitetura supostamente será baseada no processo de 5 nanômetros da TSMC, o que deve trazer ganhos consideráveis de performance das placas.
Infelizmente, a Nvidia ainda mantém suspense em torno do lançamento e não chegou a emitir nenhum pronunciamento oficial sobre os produtos em questão. Logo, todas as informações abaixo giram em torno de especulações e, embora deem alguma luz sobre o assunto, ainda necessitam de confirmações.
Tudo o que se sabe sobre as GPUs Ada Lovelace da Nvidia
Especificações
Como dito anteriormente, a linha GeForce RTX Série 40 pode introduzir a arquitetura baseada no processo de 5 nanômetros da TSMC. É incerto se isso, de fato, vai se concretizar — ainda mais com a crise dos chips —, mas a mudança supostamente dobraria o desempenho das atuais placas RTX Série 30.
Algumas especulações indicam que a RTX 4090 seria o modelo topo de linha e supostamente seria lançada juntamente (no mesmo evento) das variantes RTX 4080 e RTX 4070. GPUs menos robustas, como a RTX 4060, também chegariam ao mercado, mas é incerto se elas seriam lançadas simultaneamente ou meses depois.
Sobre as configurações, o modelo mais robusto traria incríveis 24 GB de VRAM GDDR6X. Isso sem contar nos 18.432 núcleos CUDA com velocidade de clock de até 2,5 GHz, o que daria algo entre 85 e 92 TFlops de desempenho de computação e permitiria rodar jogos em 8K com uma taxa de quadros decente.
Ainda segundo as especulações, a Nvidia estaria focada em melhorar a eficiência dos recursos de Ray Tracing e DLSS. O único problema é que toda essa potência também resultaria no dobro de consumo de energia — vale lembrar que a atual RTX 3090 possui TDP de 350 W.
Preço
Quem estiver interessado em adquirir a próxima linha de GPUs da Nvidia terá que preparar o bolso. Os modelos RTX 3080 e RTX 3090 foram lançados com preços sugeridos de £ 649 (R$ 4.916, em conversão direta) e £ 1399 (R$ 10.598), respectivamente, e espera-se que a marca não fuja muito dessas faixas.
Isso até pode ser possível, caso o cenário de escassez de placas de vídeo no mercado melhore. Caso contrário, estes produtos podem ser vendidos por valores ainda mais altos — isso quando os consumidores conseguirem encontrar exemplares com estoque.
Por ora, resta cruzar os dedos e torcer por dias melhores.
Quando chegam?
Ainda não há nenhuma data de lançamento oficial confirmada. Especulações anteriores apontaram para uma produção em massa das GPUs Ada Lovelace somente a partir da metade de 2022. Fato é que a maioria dos leakers e analistas acreditam que as futuras placas de vídeo podem surgir no terceiro trimestre deste ano.
A atual linha RTX Série 30 foi anunciada em setembro de 2020 e as placas chegaram às prateleiras pouco tempo depois. Há quem acredite que a Nvidia possa manter um cronograma semelhante para a linha sucessora, mas será preciso esperar por informações oficiais (ou novos vazamentos) antes de qualquer palpite.
Via: Trusted Reviews
Comentários