Veja a ordem para assistir aos filmes de Star Wars
Aqui, apresentamos duas das maneiras mais aceitas pelos fãs para se assistir aos filmes da saga Star WarsBy - Luiz Nogueira, 4 maio 2023 às 11:50
Com o Dia Star Wars sendo comemorado nesta quinta-feira (04), nada melhor que maratonar os filmes da saga que possui milhões de fãs em todo o mundo. No entanto, apesar de sua popularidade, ainda não há um consenso de qual a ordem correta para se ver os filmes.
Para tentar ajudar nessa questão, separamos duas maneiras para que os filmes sejam assistidos nesse dia tão simbólico para a saga criada por George Lucas. Abaixo você confere a ordem mais aceita pelos fãs, seguida pela ordem cronológica de acontecimentos da franquia. Vale lembrar que todos os filmes estão disponíveis no Disney+.
Ordem mais popular entre os fãs de Star Wars
Episódio IV: Uma Nova Esperança
Apesar de ser o quarto filme da franquia principal, Uma Nova Esperança foi a produção responsável por introduzir o universo de Star Wars ao mundo, já que foi o primeiro longa lançado. Aqui, somos apresentados a Luke Skywalker, herói da franquia, e ao temido Darth Vader.
Apesar de mostrar um universo bastante rico e cheio de possibilidades, os fãs de primeira viagem podem ficar meio confusos com toda a ambientação. Felizmente, ao continuar vendo os filmes, tudo fará sentido.
Rogue One: Uma História Star Wars
Aqui é quando as coisas começam a fazer sentido. Isso porque a produção volta um pouco no tempo e mostra detalhes sobre a Estrela da Morte, uma estação espacial criada pelo Império Galáctico.
No filme, um grupo de rebeldes tenta roubar o esquema de construção da Estrela da Morte para poder destruí-la. Esse longa, em teoria, até poderia ser assistido antes. No entanto, algumas perguntas sobre o papel da Princesa Leia e os acontecimentos da galáxia ficariam no ar. Por isso, Rogue One deve ser visto após o Episódio IV.
Episódio V: O Império Contra-Ataca
Agora voltamos à ordem dos filmes. Em O Império Contra-Ataca, os espectadores testemunham uma das maiores revelações da história do cinema, colocando uma nova perspectiva sobre a relação de dois personagens importantes e suas motivações.
Apesar da relação ser melhor explorada na trilogia lançada em 2000, é bastante interessante ver como as pessoas pegas de surpresa com a informação criam teorias sobre o que levou àquele momento.
Episódio I: A Ameaça Fantasma
Sendo o menos favorito dos fãs, o Episódio I dá início à toda a história da família Skywalker, que é peça principal de todos os acontecimentos da saga cinematográfica. O longa serve como uma forma de explicar alguns conceitos, ao mesmo tempo em que apresenta personagens bastante importantes, como Obi-Wan e Anakin Skywalker.
Episódio II: Ataque dos Clones
É nesse filme que os caminhos de alguns personagens começam a se desviar, inclusive, com um elemento importante partindo para o lado sombrio da Força.
Episódio III: A Vingança dos Sith
Considerado o melhor filme da trilogia de 2000, A Vingança dos Sith apresenta ótimas batalhas e ainda conta com a explicação da origem de um dos grandes vilões da franquia.
Han Solo: Uma História Star Wars
Sendo um personagem bastante amado pelos fãs, era natural que Han Solo ganharia um filme próprio. No entanto, o longa, que ficou abaixo das expectativas, responde algumas das perguntas da saga, mas que não necessariamente precisariam de resposta, como mostrar a forma com que o personagem e Chewbacca viraram amigos. Mesmo assim, vale pela curiosidade.
Episódio VI: O Retorno de Jedi
Após assistir aos filmes anteriores, aqui temos a conclusão – pelo menos era o que se esperava – da história dos Skywalker. O filme foca na tentativa de Luke de tentar recorrer ao lado humano de Darth Vader.
Episódio VII: O Despertar da Força
Após alguns anos do encerramento da saga original e após a aquisição por parte da Disney, a Lucasfilm anunciou uma nova trilogia baseada no universo de “Star Wars”. Foi aí que O Despertar da Força surgiu.
Nesta época somos apresentados aos novos heróis: Rey, Finn e Poe Dameron. No entanto, o que chama a atenção é o filho de Leia e Han Solo, chamado Ben, que passou para o lado sombrio da Força e agora se denomina Kylo Ren.
Episódio VIII: Os Últimos Jedi
Com o retorno de Luke Skywalker, o longo é um verdadeiro divisor de águas da franquia: alguns amam, enquanto outros odeiam com a mesma intensidade. Fato é que o filme apresenta o treinamento de Rey pelas mãos de Luke e prepara os personagens para o grande encerramento.
Episódio IX: A Ascensão Skywalker
O longa encerra de vez a saga Skywalker, respondendo a toda e qualquer questão que havia ficado pendente. Apesar de também dividir opiniões, o filme serviu para finalizar completamente a saga desses personagens.
Ordem cronológica
Apesar da forma citada acima ser a mais aceita, há quem gosta de ver tudo em ordem cronológica, para ir montando o quebra-cabeça que é Star Wars conforme vai assistindo. Por conta disso, a ordem de exibição pode seguir o número dos episódios, com exceção dos dois spin-offs. Veja:
- Episódio I: Ameaça Fantasma
- Episódio II: Ataque dos Clones
- Episódio III: A Vingança dos Sith
- Han Solo: Uma História Star Wars
- Rogue One: Uma História Star Wars
- Episódio IV: Uma Nova Esperança
- Episódio V: O Império Contra-Ataca
- Episódio VI: O Retorno de Jedi
- Episódio VII: O Despertar da Força
- Episódio VIII: Os Últimos Jedi
- Episódio IX: A Ascensão Skywalker
Comentários
Fernando
Essa sequência cronológica que vcs fizeram esta errada. Como Dart Mall aparece em Han Solo ele deveria ser o primeiro.
Luiz Nogueira
Oi, Fernando. Tudo bem? Primeiramente, gostaria de agradecer seu comentário.
Essa questão é bastante interessante e faz muito sentido. Mas a ordem da publicação está certa e eu explico o motivo. Han Solo, apesar de contar com Darth Maul, se passa depois do Episódio I (em que aquele acontecimento é mostrado).
O diretor de Han Solo se baseou no universo expandido da série, não só nos filmes, para escrever o roteiro do longa. Portanto, a história mostra que Darth Maul sobreviveu por conta de seu DNA alienígena e foi encontrado por seu irmão, Savage Opress. Ele então é levado até Mãe Talzin e curado.
Por mais que tenha ficado vivo, suas pernas foram perdidas e, portanto, ele ganha próteses de metal – é possível ver isso no holograma de Han Solo.
Mais uma vez, obrigado pela audiência.
Um abraço!