A TCL vem investindo forte em ampliar a sua presença no setor de televisores inteligentes brasileiro, e um exemplo razoável – não “bom”, só “razoável” – disso é a S5400A, um novo modelo Android TV da empresa que, apesar de cumprir o que promete, entrega uma experiência meio…”normalzinha” (?).

Não é que o aparelho seja ruim: ele é leve, com design arrojado (apesar de ser “grosso”: 180 milímetros na espessura), facinho de instalar e as três opções de tamanho (32, 40 e 43 polegadas) o fazem caber em qualquer lugar. O problema, no entanto, é a imagem: a ausência da resolução 4K em um momento em que o formato se populariza cada vez mais passa aquela ideia de “pra que comprar” – ainda que o preço seja bastante convidativo.

Imagem mostra a S5400A, da TCL

Imagem: TCL/Divulgação

TCL S5400A é boa oportunidade de experimentar uma Android TV com custo amigável

À primeira vista, quem vem de smart TVs com sistemas operacionais próprios pode estranhar a apresentação da TCL S5400A – simplesmente porque…ela é bastante parecida com o seu smartphone. Mas isso rapidamente se torna um ponto a favor dela.

Presumindo que você não use um iPhone – obviamente! – não vai demorar muito até você estabelecer correlações de uso entre a TV e o celular: o Google Assistente está lá, a Play Store está lá com seus apps adaptados, e a sugestão de você se conectar à sua conta na empresa de Mountain View ajuda a tornar a experiência mais customizada aos seus gostos.

O bom é que isso acontece bem rápido. Em questão de minutos, você estará usando a TCL S5400A com a maestria de anos.

Navegação fluída agrada, mas a imagem…

Menus de televisores inteligentes são um jogo de “cara ou coroa”: por vezes, a TV inteira pode oferecer um imenso número de opções e funções, mas você desanima de testar tudo em plenitude porque…bem, porque navegar menus inteiros pelo controle remoto é um saco.

Quando recebi a TCL S5400A, confesso que essa era uma das primeiras preocupações: Android TV pede minha conta, eu terei que digitar em um controle remoto, letra por letra, os caracteres de um e-mail, mais a senha…caçar meu wi-fi, digitar mais coisas e assim por diante.

Ou…eu poderia usar o Google Assistente – que se abre e sugere a configuração antes de eu fazer qualquer coisa. Justamente isso já foi o suficiente para tirar meus temores: fazendo tudo por comando de voz, consegui criar tudo, sintonizar canais, ativar e desligar funções…

Lamentavelmente, isso não se traduz na imagem. A TCL S5400A só vai até 1080p de resolução (quadro 1366×768 pixels) e a relação brilho/contraste é…estranha: por mais que você faça um refinamento nas configurações de imagem, por alguma razão, ela exibe tons pretos pouco densos, com o brilho se sobrepondo onde não deveria e tornando claras coisas escuras.

Nos games, isso é evidente, mas aparece mais em obras televisivas: episódios noturnos em The Last of Us e Obi-Wan Kenobi de repente ficaram claros como o dia, e Darth Vader ficou tão “brilhoso” que parecia Seiya de Pégaso dos Cavaleiros do Zodíaco ou…sei lá, um stormtrooper que ele comanda.

Ao menos a capacidade de cores é bem variável: matiz, temperatura e modos específicos são bem vastos, e jogos bem coloridos como Genshin Impact (que não precisa de tons escuros devido ao seu estilo artístico de simular “preto” com “azul-marinho”) ganham uma vivacidade ímpar.

Imagem do controle remoto da S5400A da TCL

Imagem: TCL/Divulgação

O som é bom. E apenas “bom” (mas conectividade pode compensar)

Portando dois alto-falantes, a TCL S5400A chega a 24 W de capacidade, o que é…ok. Nada que vá se destacar demais a ponto de você fechar os olhos e “viajar” no som, mas não deixa de ser satisfatório. A experiência sonora não decepciona, mas não dá para dizer que se destaca.

Não se surpreenda se você acabar usando algum fone ou, se você tiver o investimento para isso, uma soundbar ou home theater. Felizmente, a fabricante facilita nessa parte, com conexões variadas para instalar acessórios. A TCL S5400A traz duas portas HDMI, uma porta USB, uma entrada de 3,5 milímetros (a popular P2 para fones de ouvido) e uma saída Ethernet. Não que isso seja muuuuuuuuuuuuita coisa, mas soluciona bem quando você quer plugar algo extra.

Boa sorte, porém, se você tem mais de dois aparelhos com a mesma entrada: “curtir um som” vai ser algo difícil se você tiver um Xbox Series X e um PlayStation 5 na mesma TV.

Imagem da parte de trás da TCL S5400A, da TCL

Imagem: Rafael Arbulu/blog KaBuM!

Veredito: a TCL S5400A é uma boa TV para o seu quarto, mas não para a sala

Com custo sugerido de R$ 1.999 para o modelo de 43 polegadas, a TCL S5400A pode ser uma boa escolha para quem “só quer trocar” de TV. Ela não chega nem perto de modelos mais avançados do setor (alguns até dela mesma), mas as suas vantagens de sistema mais que compensam o investimento, com o potencial de introduzir o Android TV a uma gama maior de clientes.

Entretanto, é importante ressaltar que essas vantagens são do sistema operacional, não necessariamente da TV. No que tange às próprias capacidades, ela comete algumas falhas bem notáveis, então a escolha do ambiente – e acima de tudo, do que você conecta a ela – podem tornar a experiência pior ou melhor.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress