Nesta segunda-feira (20), a The Pokémon Company anunciou seu mais novo jogo TCG (trading card games): o Pokémon TCG Live. O game será o sucessor do popular jogo de cartas “versão digital” Pokémon TCG Online, criado em 2012, e chegará para PCs (Windows e Mac) e dispositivos móveis (Android e iOS).

Segundo a dona da franquia, o novo jogo usará as regras oficiais do TGC da franquia e manterá as atividades familiares como as batalhas de cartas, as construções de deck, ou a transferência de versões físicas de cartões para o game vistas na versão atual.

Contudo, Pokémon TCG Live promete tornar o jogo mais acessível para quem está começando, mas trazendo novos desafios para os colecionadores de cartas da “velha guarda” com um novo formato digital.

Dentre as novidades, o jogo apresentará matchmaking online e passes de batalha. Além disso, os treinadores poderão personalizar seus avatares com novos sprites em 3D. Acessórios personalizáveis também farão parte do game.

A outra boa notícia é que, com a aposentadoria do Pokémon TCG Online, os jogadores poderão transferir suas contas e dados do jogo facilmente para o novo título — após o seu lançamento, é claro.

As cartas das gerações Sword & Shield e Sun & Moon serão transferíveis assim que o game chegar às lojas virtuais. Os cards mais antigos, por sua vez, poderão ser transferidos, mas se tornarão jogáveis apenas em futuras atualizações.

A má notícia é que apenas quatro cópias de cada carta poderão ser transferidas. Cópias adicionais além deste limite serão convertidas em moedas do jogo para desbloqueio de cards ou acessórios.

[–quebra–]

Novo TGC de Pokémon é criticado

A The Pokémon Company não chegou a divulgar a data oficial de lançamento do game, limitando-se a dizer que o novo TGC chegará para PCs e dispositivos móveis “em breve”. Mas antes mesmo de seu lançamento, o jogo já virou alvo de críticas pela comunidade.

Sem contar o fato de o game não ter sido lançado para o Nintendo Switch, as reclamações contestam o fato de o jogo não permitir trocas de cartas entre os jogadores apesar de carregar “trading” em seu título. “O fato de você não poder trocar em um jogo de *troca* de cartas é inaceitável”, publicou um usuário.

Além disso, os players citam diferenças nos gráficos das mesas digitais e dos campos de batalha entre os jogos. “Nosso PCTGO atual parece muito melhor do que isso. Nossas contas também precisam ser transferidas. Considerem atualizar os gráficos para, no mínimo, a qualidade que já temos. Isto é um downgrade”, criticou outro usuário do Twitter.

Vale lembrar que Pokémon TCG Online foi criado em 2012 e, de certa forma merecia um update para renovar questões visuais e de jogabilidade. No entanto, o “retrocesso” do novo game citado pelos fãs da franquia deixam dúvidas se o novo TGC vai, de fato, “bombar”.

Fonte: The Pokémon Company