Quem conferiu nossa matéria com os requisitos mínimos e recomendados para rodar Lost Ark no PC, sabe que o MMOARPG não é lá muito exigente em questão de hardware. Mas se isso é verdade, por que o game não está rodando com mais fluidez na sua máquina? A resposta pode estar em uma configuração específica da sua placa de vídeo.

Fluidez em Lost Ark

As chances são de que, mesmo quem possui um computador poderoso em casa, acaba ficando travado a apenas 60 fps em Lost Ark. Isso acontece porque, por padrão, o game publicado recentemente no Ocidente pela Amazon é executado em janela sem bordas.

Lost Ark - Triport

Imagem: reprodução/Triport

O modo – comumente chamado de “Borderless” – limita a 60 o número máximo de quadros por segundo do game. A solução mais rápida para ultrapassar esse limite seria alterar as configurações de vídeo para tela cheia (“Full Screen“), mas mesmo essa modalidade pode bloquear taxas de quadros mais altas.

Isso porque Lost Ark não traz uma função de sincronização vertical (V-Sync) integrada, impedindo que, mesmo em tela expandida, o MMO opere acima da taxa de atualização do monitor. Considerando que a maior parte dos displays hoje se encontram na faixa dos 60 Hz, o motivo para o bloqueio da jogatina a 60 fps fica claro.

Destravando os quadros por segundo

Mesmo se você tiver um monitor de apenas 60 Hz, há vantagens em ultrapassar a marca dos 60 fps – ainda mais com uma máquina robusta executando o game. Isso porque a quantidade extra de quadros por segundo podem tornar a movimentação e o combate de Lost Ark mais fluidos, além de dar um respiro para os momentos de mais ação.

Felizmente, destravar os fps e conferir isso na prática é bem simples. Para começar é preciso colocar o jogo em tela cheia. Dentro dele, abra o menu Settings, acesse a seção Video e mude a opção Screen de “Borderless” para “Full Screen”. Feito isso, feche o game e parta para as configurações de placa de vídeo.

Como o jeito de desativar a sincronização vertical e desbloquear a taxa de quadros por segundo é diferente para GPUs da Nvidia e da AMD, listamos como fazer isso nas GeForce e nas Radeon no passo a passo a seguir.

Como destravar os fps de Lost Ark em placas da Nvidia

Nvidia Control Panel

Imagem: Amazon Games

  • 1) Clique com o botão direito do mouse na sua Área de Trabalho e execute o Nvidia Control Panel;
  • 2) Acesse a 2ª opção do menu esquerdo (Manage 3D Settings);
  • 3) Selecione a aba Program Settings e escolha o arquivo “lostark.exe” na lista expansível;
  • 4) Role o menu inferior para baixo até chegar em “Vertical sync” e coloque em “Off“;
  • 5) Clique no botão “Apply” para aplicar a alteração.

Como destravar os fps de Lost Ark em placas da AMD

AMD Radeon Software

Imagem: Amazon Games

  • 1) Abra o programa AMD Radeon Software;
  • 2) Acesse a aba Gaming;
  • 3) Procure por Lost Ark dentro desta seção;
  • 4) Altere a opção Radeon Enhanced Sync para “Enabled“;
  • 5) Feche a janela do programa.

Pronto, agora ao executar Lost Ark em tela cheia, as chances são de que, com uma máquina razoavelmente poderosa, você possa ultrapassar facilmente a marca dos 60 fps e ter uma experiência mais fluida de jogatina.

Curtiu a dica? Então conte para a gente o que está achando do jogo mais abaixo, na seção de comentários do blog KaBuM!!

Via: PCGamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress