Um novo bug no iPhone pode simplesmente inutilizar a função de conexão Wi-Fi dos aparelhos simplesmente por se conectar a um ponto de acesso específico. Uma vez feita a conexão, o dispositivo se torna incapaz de usar a internet por Wi-Fi, mesmo que o dispositivo seja reiniciado ou o ponto de acesso renomeado.

A falha foi descoberta pelo engenheiro reverso Carl Schou. Ele afirma que detectou o problema por acaso quando tentou se conectar à sua rede pessoal chamada “% p% s% s% s% s% n”. O aparelho usado foi um iPhone XS rodando a versão 14.4.2 do iOS.

Ao se conectar, o Wi-Fi do iPhone foi desabilitado, e toda vez que ele tentava ligá-lo, a função era desligada. Para resolver, o engenheiro tentou reiniciar o aparelho ou renomear a rede. Em nenhuma das ocasiões obteve sucesso.

Em testes conduzidos pelo site BleepingComputer, a mesma situação foi vista. A diferença é que o aparelho usado rodava a versão 14.6 do iOS. Em todas as situações, houve a quebra de conectividade sem fio do iPhone.

A única maneira de alterar isso e reestabelecer a conexão do aparelho é redefinir as configurações de rede. Um bug desse tipo é bastante grave e pode ser explorado por cibercriminosos para invadir dispositivos que se conectem a essas redes.

Apesar desse problema, ao que parece, a falha acontece apenas em iPhones. Testes conduzidos não conseguiram realizar o mesmo no Android.

Possível causa do problema no iPhone

Pesquisadores de segurança que viram o problema analisaram o acontecido e afirmam que acreditam que se trata de um problema de análise de entrada.

Quando uma sequência de caracteres, também conhecida como string, conta com os símbolos como “%” em nomes de pontos de acesso, o iOS pode interpretar erroneamente letras colocadas em seguida.

Solução para o problema

Reiniciar o iPhone não parece resolver o problema. No entanto, há uma correção relativamente simples para a falha. Para isso, basta redefinir as configurações de rede do iOS. Confira como fazer:

1. Em ajustes, procure por “Geral”;
2. Na nova tela, procure por “Redefinir”;
3. Aqui, selecione “Redefinir configurações de rede” e confirme a solicitação;
4. O aparelho vai reiniciar e as configurações estarão redefinidas para os padrões de fábrica.

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