Início Segurança Falhas no Wi-Fi deixam milhões de dispositivos vulneráveis

Falhas no Wi-Fi deixam milhões de dispositivos vulneráveis

Falhas generalizadas no Wi-Fi podem ser usadas por invasores próximos para invadir máquinas e roubar dados; entenda o problema

Uma nova falha descoberta no protocolo Wi-Fi representa uma ameaça para milhões de dispositivos conectados em todo o mundo. Ao que tudo indica, as últimas vulnerabilidades encontradas, conhecidas como “ataques de frag”, são generalizadas, uma vez que nascem dentro do padrão Wi-Fi.

Em uma publicação no seu blog, o pesquisador de segurança belga Mathy Vanhoef diz que problemas adicionais são causados por erros de programação, mas a vulnerabilidade recém-descoberta afeta praticamente todos os dispositivos Wi-Fi.

Segundo Vanhoef, se forem exploradas, as falhas permitem que um atacante próximo possa invadir e roubar informações de uma série de dispositivos com conexão Wi-Fi.

Falha do Wi-Fi deixa milhões de dispositivos vulneráveis
Falhas generalizadas no Wi-Fi podem ser usadas por invasores próximos para invadir máquinas e roubar dados

Por outro lado, ele explica que as chances desses erros serem abusados são pequenas, afinal, um ataque dependeria da interação do usuário ou ainda de uma configuração de rede “incomum”.

Como funciona a falha generalizada do Wi-Fi

O pesquisador explica que diversas dessas falhas descobertas podem ser utilizadas para “injetar” pequenos textos em uma rede Wi-Fi protegida, o que poderia ser usado como uma técnica de engenharia social para enganar o usuário e fazer com que ele use um servidor DNS malicioso, por exemplo.

Outras falhas estão ligadas à forma que o padrão Wi-Fi opera, ao desmontar e, em seguida, remontar pacotes de dados – momento em que um invasor também poderia inserir um código malicioso no processo.

Problema atinge de roteadores a smartphones

Em alguns testes, Vanhoef chegou à conclusão de que 50% dos roteadores domésticos testados foram afetados pela vulnerabilidade; isso sem contar os inúmeros dispositivos conectados de internet das coisas e até alguns smartphones.

Falha do Wi-Fi deixa milhões de dispositivos vulneráveis
Segundo o pesquisador, dois em cada quatro roteadores domésticos apresentam o problema – Imagem: Pixabay

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES