Os brasileiros parecem realmente ter abraçado a tecnologia do Pix. De acordo com uma nova pesquisa, o novato dos meios de pagamento no país desbancou os cartões e hoje é o segundo mais usado pelos consumidores na hora de fazer transações financeiras.

Essa informação faz parte de um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae.

Pix: preferência nacional

Segundo o estudo, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são: dinheiro (71%), Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%). Cerca de 80 milhões de pessoas realizaram ao menos uma transação Pix desde que o serviço foi disponibilizado ao público, a menos de um ano.

“Percebemos uma mudança no comportamento do consumidor que está cada vez mais adaptado às inovações de pagamentos online. Mas também vemos que nas negociações nas lojas físicas o consumidor ainda prefere o uso dos cartões e também do dinheiro”, analisa José César da Costa, presidente da CNDL.

Mas o que tem levado os brasileiros a aderir de forma tão intensa ao novo formato de pagamentos? A instantaneidade do processo foi o fator número um (62%) para a adoção desse meio, já que os valores são debitados e creditados na hora, e a operação funciona para além dos dias úteis e horários comerciais.

Essa característica foi seguida da praticidade (57%) do novo método e de sua gratuidade (42%) – afinal, esse tipo de transação ainda não foi taxado e tem custo zero para o consumidor. Outros fatores vistos como vantagem do Pix refletem os tempos de pandemia, como a possibilidade de evitar o contato com o dinheiro de papel (22%).

O brasileiro é digital

A pesquisa também mostrou que a necessidade de distanciamento social e o avanço das compras pela internet também ajudaram a mudar o comportamento do consumidor e sua relação com os meios de pagamentos digitais.

Além do Pix, o brasileiro também tem adotado o pagamento por aproximação em lojas físicas, especialmente aqueles que já utilizam serviços de carteira virtual, como o Apple Pay. O método, no entanto, ainda desperta desconfiança de parte da população, que temem clonagens ou nem mesmo tem a tecnologia habilitada em seus cartões.

Pix já é o 2º meio de pagamento mais popular entre os brasileiros

Reprodução: Markus Winkler/Unsplash

Outra funcionalidade que ainda não caiu tanto no gosto dos cidadãos locais é o QR Code, utilizado por apenas 18% dos entrevistados. Esse meio é extremamente popular em mercados asiáticos, mas sofre com a baixa adesão no Brasil.

Fonte: CNDL

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