Início Tecnologia PIX: veja as novidades do meio de pagamento para 2021

PIX: veja as novidades do meio de pagamento para 2021

Entre os próximos passos anunciados pelo Banco Central, este ano PIX deve ganhar pagamento por aproximação, integração com conta salário e saque no varejo

O novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, o PIX, ganha força e tem uma série de novidades programadas para 2021; o formato, em breve, vai permitir o saque no varejo, integração com a conta salário e até pagamento por aproximação.

Os números do PIX em janeiro

Nesta sexta-feira (12), o Banco Central divulgou as últimas estatísticas do PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos. Em janeiro, o número de chaves cadastradas no sistema atingiu 159,38 milhões. No fim de 2020, eram 133,87 milhões. Ou seja, janeiro somou o cadastro de 25,51 milhões de novas chaves no PIX.

PIX
Quantidade de chaves cadastradas no PIX em janeiro de 2021 ultrapassa 159 milhões – Gráfico: Banco Central

Hoje, o total de pessoas cadastradas é de 65,49 milhões (61,5 milhões de pessoas físicas e 3,98 milhões de pessoas jurídicas). Em dezembro, eram 56,04 milhões de pessoas. Apesar da diferença, o Banco Central acredita que a tendência é de um crescimento mais rápido do PIX por empresas.

O uso do PIX

Em janeiro, os usuários do PIX fizeram 200,24 milhões de transações na plataforma. Um aumento além dos 55 milhões em relação a dezembro. O valor mensal das transações também cresceu; em janeiro, chegou a 160,01 bilhões de reais – um incremento de 38,54 milhões de reais na comparação com o último mês de 2020.

Janeiro de 2021 registrou um total de 200,24 milhões de transações no PIX – Gráfico: Banco Central

A transação de pessoa física para pessoa física ainda domina o PIX. Mas essa porcentagem vem caindo com a entrada de mais empresas no sistema. Em dezembro, esse tipo de transação correspondia a 84,8% do total; agora, em janeiro, caiu para 81,8%.

As novidades do PIX para 2021

Em um anúncio nesta quinta-feira (11), o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel Pinho de Mello, algumas novidades que devem chegar ao novo meio de pagamento. Veja abaixo uma lista das principais funções que o PIX deve ganhar este ano:

•            Integração da conta salário;
•            Possibilidade de devolução rápida de recursos pela instituição recebedora;
•            Saque PIX, uma opção ao consumidor de obter dinheiro em espécie e também para facilitar a gestão de caixa do lojista;
•            PIX por aproximação, mais facilidade e conveniência;

“O PIX já é uma alternativa efetiva de uso principalmente para os casos de transferência, e o uso nas transações de compra também vem crescendo semana a semana e, aos poucos, também vem se tornando uma alternativa efetiva a outros meios eletrônicos e ao dinheiro em espécie”, afirmou o diretor do BC.

PIX na telefonia

Mello também falou sobre o acordo de cooperação técnica com a Conexis Brasil Digital, ex-SindiTelebrasil. Algumas operadoras já oferecem o PIX como forma de pagamento da fatura. A ideia é ampliar essa oferta.

PIX no KaBuM!

O Blog do KaBuM! tem um guia completo de perguntas e resposta para quem ainda tem qualquer dúvida, ficar totalmente por dentro do assunto PIX! Confira dicas, informações, termos e tudo o que você precisa saber deste meio eletrônico de pagamento atual e conveniente para as transações bancárias.

Guia PIX: perguntas e respostas pra te deixar por dentro do assunto

PIX pagamento KaBuM!

Aliás, mais do que isso, você sabia que o PIX é aceito como forma de pagamento no KaBuM!?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES