Desde que foi anunciado, o Steam Deck ganhou a atenção de jogadores pela sua portabilidade ao permitir que títulos para PCs sejam jogados em praticamente qualquer lugar. Já por ser um produto um tanto diferente, o portátil da Valve também deixou os jogadores com muitas dúvidas referentes ao seu funcionamento.

Assim, nesta semana, a Valve resolveu atualizar uma das páginas oficiais do produto para esclarecer diversas questões, que até o momento não haviam sido comentadas com detalhes. A seguir, confira quais dúvidas referentes ao Steam Deck foram esclarecidas pela Valve!

Steam Deck suporta mais de uma conta

Apesar de vir com um sistema com a Steam já pré-instalada, os usuários poderão usar mais de uma conta no mesmo dispositivo. Não somente isso, as configurações e saves locais serão armazenados individualmente, ou seja, não haverá conflito na hora de dois usuários rodarem um mesmo jogo.

Pronto traz suporte para jogos “não Steam”

O Proton é uma tecnologia que permite rodar jogos do Windows no Linux. Agora, a Steam confirma que tal recurso também poderá rodar títulos que não estão em sua loja.

Steam Deck terá opção “adicionar jogo”

Assim como é feito no Windows ou no próprio Linux, os jogadores também poderão adicionar outros títulos que não estão na Steam através da opção “Adicionar jogo”.

Nova interface para o Big Picture

Apesar de não ser diretamente relacionado ao Steam Deck, a Valve esclareceu que a interface vista na nova versão do Steam OS deverá substituir o que é visto atualmente no modo Big Picture, que deixa a plataforma otimizada com a “interface de um videogame”.

Proton terá suporte a anti-cheat

Atualmente, alguns jogos feitos para o Windows ainda não rodam corretamente no Proton devido a mecanismos anti-trapaça. Já a Valve afirma que está trabalhando para dar um suporte melhor a isto.

Steam Deck rodará jogos offline

Assim como acontece no aplicativo da Steam, uma conexão com a internet será necessária apenas para realizar o download de jogos. Uma vez que o jogo está instalado, o mesmo poderá ser executado sem a necessidade de uma conexão com a internet.

Steam usará sistema de arquivos conhecido

Os cartões microSD a serem utilizados no Steam OS serão formatados com o sistema de arquivos Ext4, bastante popular no Linux.

Steam Deck poderá ser usado como controle

Uma revelação surpreendente no FAQ foi que o Steam Deck, ao invés de “apenas” rodar jogos, também poderá ser utilizado como um controle em outros PCs.

Steam Deck traz suporte a dispositivos de realidade virtual

Por ser praticamente um PC normal, a Valve afirma que será possível conectar dispositivos de realidade virtual ao Steam Deck. Entretanto, a empresa frisa que seu portátil não é otimizado para isto.

Dock não melhora a performance

Assim como já havia explicado anteriormente, a Valve ressaltou que o dock, vendido separadamente, não traz benefícios no quesito performance.

Tipos de tela

A versão de 512 GB de espaço do Steam Deck traz uma tela com proteção antireflexo. Já os outros modelos possuem apenas telas comuns com display do tipo IPS LCD.

Controle com sistema de vibração

A Valve explica que cada trackpad do Steam Deck tem um sistema próprio de vibração para passar um feedback tátil ao usuário.

Portátil tem suporte a microfone

A porta para fones de ouvido do Steam Deck traz o suporte ao padrão CTIA e, assim, microfones podem ser conectados através da mesma.

Tela com suporte multitouch

As telas do PC portátil da Valve suportam o toque de até dez dedos ao mesmo tempo.

Comprimento do cabo de carregamento

O cabo de carregamento que vem no conjunto do portátil possui um metro e meio de comprimento.

Steam Deck só será vendido pela Steam

Neste primeiro momento, o portátil só será vendido diretamente pela Steam. Entretanto, a empresa ressalta estar negociando com parceiros para comercializá-lo em outras regiões.

Suporte a dual boot

A Valve confirmou que o Steam Deck conta com suporte a dual boot, ou seja, o PC portátil poderá ter mais de um sistema instalado ao mesmo tempo. Não somente isso, a Valve também confirmou que outros sistemas poderão ser carregados diretamente a partir de um cartão microSD.

Steam Deck não suporta placas de vídeo externas

Para obter mais desempenho, muitos jogadores optam por usar placas de vídeos conectadas de forma externa aos seus PCs portáteis. O Steam Deck, entretanto, não terá suporte para isto.

Alterações não podem ser feitas nas reservas

Quem já fez a encomenda de seu Steam Deck não pode solicitar a troca de versão. Quem quiser outro modelo, terá que cancelar a compra atual e refazer o processo (o que pode atrasar o envio do portátil).

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress