A polêmica sobre o Zoom Espacial da Samsung acaba de ganhar novos capítulos. Há alguns dias, a companhia sul-coreana foi acusada de usar recursos de inteligência artificial para modificar fotos reais da Lua. Agora, a marca foi a público para trazer mais detalhes sobre o funcionamento da ferramenta e trazer um posicionamento — que pode não agradar a todos — sobre o tema.

Entendendo a polêmica

Para um pouco mais de contexto, um usuário do Reddit, que atende pelo usuário ibreakphotos, teceu duras críticas à função Zoom Espacial da Samsung. A ferramenta, introduzida no Galaxy S20 Ultra, promete abusar do zoom de até 100x para capturas da Lua em níveis impressionantes.

O único ponto é que, segundo ibreakphotos, as fotos podem não ser, de fato, reais. Isso porque suas investigações sugerem que a marca sul-coreana utiliza um modelo de IA para reunir dados e adicionar detalhes e elementos não existentes na vida real.

Em suma: aquela foto detalhada do satélite natural capturada por smartphones com Zoom Espacial seria apenas fruto de otimizações de inteligência artificial, e não da potência das lentes que é exaltada nos anúncios comerciais.

Para embasar seu ponto, o usuário baixou uma imagem da Lua na internet e reduziu sua resolução para níveis bastante baixos (170 x 170). Em seguida, ele aplicou desfoque para remover os detalhes e usou seu smartphone para capturar a imagem em seu monitor. O resultado? Bem, a foto tirada pelo celular da Samsung trouxe detalhes que não podem ser vistos na imagem original.

Imagem Lua smartphone - Samsung

Imagem: Reddit/Reprodução

“A Samsung está usando uma rede neural treinada em diversas imagens da Lua para recuperar/adicionar a textura da Lua em suas fotos e, embora alguns pensem que essa é a capacidade da sua câmera, na verdade, não é. E não é nitidez, não é adição de detalhes de vários quadros porque nesse experimento, todos os quadros contêm a mesma quantidade de detalhes”, relatou.

O que diz a Samsung

Como era de se esperar, a acusação reverberou na internet e não pegou bem para a Samsung. Mas nesta quarta-feira (15), a marca divulgou um texto — que parece ser uma atualização de um artigo publicado na Coreia em 2022 — para explicar melhor o funcionamento do Zoom Espacial.

Lembra que ibreakphotos mencionou sobre a utilização de IA? Bem, isso foi comprovado pela Samsung. No texto, a empresa diz que a identificação da Lua é feita a partir de “um modelo de aprendizado profundo de IA”, que é baseado em várias imagens capturadas do satélite.

Após a identificação, o celular tira várias fotos para a composição de vários quadros. Posteriormente, um “mecanismo de aprimoramento de detalhes de IA” atua para eliminar o ruído e aprimorar os detalhes da imagem.

Aprimoramento de imagem da Samsung

Imagem: divulgação/Samsung

Ou seja, a inteligência artificial atua, sim, no processo de capturas da Lua. Mas segundo a marca, não há quaisquer sobreposições de imagem à foto. E a empresa também reforça que usuários de smartphones compatíveis podem desativar a função de otimização de cena, se preferirem.

Mesmo que a Samsung tenha esclarecido que a IA utilizada serve para aprimorar detalhes e não para criar novos elementos, sua resposta pode estender a polêmica levantada. E a julgar os pontos debatidos, é de se imaginar que essa novela ganhe novos capítulos daqui algum tempo.

Via: The Verge e Samsung

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários