Depois de rumores, ISO vazada e uma infinidade de novidades durante seu anúncio na última quinta (24), o Windows 11 finalmente ganha sua primeira versão oficial. A build 22000.51 já está disponível e pode ser baixada por membros do programa Windows Insider.
Em relação ao leak que rodou a internet há pouco tempo, essa edição prévia da plataforma parece ser bem mais atualizada, trazendo diversos recursos anunciados durante a apresentação do sistema – mas nem todos eles.
Experiência Windows 11
A versão melhorada dos temas Claro e Escuro, por exemplo, estão ativa nessa build, deixando para trás as lembranças do Windows 10 e oferecendo uma experiência bem mais alinhada com a nova interface desenvolvida pela Microsoft.
Todos os temas novos também já foram adequados ao menu Iniciar centralizado e à dock dos aplicativos mais usados.
Nesse tópico de experiência e visual, a novidade fica por conta de um Explorador de Arquivos renovado, que nada lembra a versão “antiga” encontrada durante o nosso hands-on do Windows 11.
O painel de Configurações também foi reformulado, substituindo o esquema de ícones e atalhos por uma interface mais minimalista, com um menu fixo lateral e um espaço maior para visualizar e mexer nas opções do sistema.
Mais novidades e o que falta
Os recursos de Snap Groups e Snap Layouts, que facilitam o uso em múltiplos dispositivos ou em mais de um monitor, também estão presentes nessa build, assim como um novo pacote de sons nativos que promete tornar o uso do Windows 11 mais imersivo.
Com tudo isso de novidades, o que fica de fora, então? A integração com o Microsoft Teams – que promete tornar mais fácil criar ou se juntar a reuniões pelo app – e o suporte aos aplicativos do Android nativamente via Microsoft Store.
Aparentemente, ambos estão sendo testados internamente antes de serem disponibilizados para testes dos Insiders.
Como testar
Para experimentar a versão prévia do Windows 11 é preciso fazer parte do Windows Insider. Basta entrar no site do programa, se registrar e, no seu dispositivo com Windows 10, ativar a opção de Programa Windows Insider na seção de Atualizações e Segurança.
A partir daí, você começa a receber notificações sempre que uma nova build do Windows 11 estiver disponível. Vale notar que, por se tratar de uma versão de testes, o sistema pode trazer bugs e outra falhas que vão sendo corrigidas com o passar do tempo.
Fonte: The Verge