Início Hardware Preço das placas de vídeo cai até 50% na Europa

Preço das placas de vídeo cai até 50% na Europa

China e Estados Unidos também têm queda no valor das placas de vídeo, o que indica que há uma luz no fim do túnel

Quem procura, sabe: está difícil encontrar placas de vídeo no mercado. Os motivos a gente já sabe; da escassez mundial de semicondutores à crescente demanda por parte dos mineradores de criptomoedas. Mas há uma luz no horizonte… na China e na Europa, as coisas começam a voltar ao normal. No velho continente, o preço das GPUs já recuou até 50% em alguns casos.

A informação vem de um relatório recém-divulgado pela GameRant. Segundo a publicação, os preços das placas de vídeo da Nvidia e da AMD têm caído significativamente em alguns países europeus – o que talvez sugira que a escassez de GPUs no mercado pode acabar antes do previsto.

Tendência mundial?!

Na China, por conta de proibições impostas em algumas províncias, as placas de vídeo – um dos principais instrumentos para mineração – começaram a apresentar preços mais baixos em junho se comparados com o mês anterior.

O valor de placas de vídeo na China enfrentou uma queda nos últimos dias. Em um exemplo, o preço médio de varejo da Asus RTX 3060 caiu de 13.499 yuans (R$ 10.530 em conversão direta) para 4.699 yuans (R$ 3.680 em conversão).

Placa Quadro Nvidia na China
Foto: Divulgação

Nos Estados Unidos, um usuário do Reddit publicou um gráfico mostrando a queda nos preços das placas, principalmente para os modelos mais simples, apesar do recente lançamento das novas GeForce RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti.

Preço das placas de vídeo caem até 50% na Europa
Preço das placas de vídeo começa a cair nos EUA – Imagem: reprodução/Reddit

Esperança da volta das placas de vídeo

No início do ano, a Nvidia chegou a dizer que a escassez de placas de vídeo poderia durar até o fim de 2021.

Preço das placas de vídeo caem até 50% na Europa

Como dissemos no início desse texto, um dos principais fatores que contribuiu para essa explosão de preço das GPUs foi a mineração de criptomoedas. Para “driblar” o boom dos mineradores, a Nvidia chegou a lançar produtos exclusivos para esse mercado e também incluiu limitadores em suas placas da linha RTX Serie 30.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES