Xiaomi vai lançar processador próprio na segunda-feira, dia 29
By - Cesar Schaeffer, 26 março 2021 às 13:18
Em um evento previsto para a próxima segunda-feira (29), a gigante chinesa Xiaomi vai apresentar seu próprio processador para computadores. A empresa anunciou a novidade nesta sexta-feira (26), conforme informa a Reuters.
Google e os chips personalizados
Está cada vez mais comum na indústria de tecnologia grandes empresas desenvolverem seus próprios processadores. No início da semana, o Google anunciou a contratação de um veterano da Intel para liderar a divisão de chips personalizados da companhia.
O Google trouxe o executivo Uri Frank para assumir a vice-presidência da divisão de processadores personalizados e endereçar a crescente demanda de computação em todo o mundo, segundo informou o TechCrunch.
Intel vai produzir chips para terceiros
Ainda esta semana, apesar da escassez mundial de semicondutores, a Intel anunciou uma grande expansão de sua capacidade de produção de chips, com investimentos de US$ 20 bilhões em duas fábricas localizadas no Arizona, nos Estados Unidos.
Segundo o CEO da empresa, Pat Gelsinger, a intenção é produzir tanto chips proprietários quanto assumir a fabricação de produtos terceirizados com as tecnologias x86, ARM e RISC-V através de uma nova divisão da Intel Foundry Services.
A ByteDance também vai entrar na onda…
A chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, planeja expandir sua atuação e entrar no segmento de semicondutores. A informação foi obtida a partir de anúncios de vagas de trabalho disponíveis na empresa. Além disso, uma fonte interna confirmou o desejo à Reuters.
O foco da ByteDance serão chips servidores baseados na arquitetura ARM, mas o plano ainda engatinha dentro da empresa. A companhia dona do popular TikTok anunciou dezenas de postos de trabalho relacionados ao setor de semicondutores em seu site oficial. A maioria das vagas é para a região de Xangai e Pequim.
Comentários