Desde que foi anunciada, a criptomoeda Chia tem chamado a atenção por depender de HDs ou SSDs para ser minerada ao invés de usar placas de vídeo para a tarefa. Agora, os criadores desta criptomoeda, após algumas polêmicas, resolveram dar um importante alerta: “parem de usar SSDs para minerá-la”.

A publicação em questão com este aviso foi feita por Bram Cohen, um dos criadores da Chia, no Twitter. Como pode ser visto abaixo, ele pede para que os plots não sejam feitos usando um SSD convencional ou que ao menos as pessoas façam só um pouco do mesmo desta forma.

Para que a Chia seja minerada, vale lembrar, a criptomoeda utiliza clusters de 100 GB, ou seja, a mesma se utiliza de “espaço em disco”, que são os conhecidos “plots”. Quanto maior a capacidade de disco do minerador, maior é a chance da pessoa conseguir minerar a moeda. O problema, entretanto, fica por conta da quantidade de escrita em disco constante que é realizada para se minerar.

Estudos mostram que minerar Chia pode acabar com um SSD em poucos dias

Ainda no começo de maio, quando a mineração da Chia estava começando a ficar em alta, alguns sites realizaram estudos que tiveram resultados assustadores. Na China, por exemplo, o site MyDrivers apontou que um SSD convencional de 512 GB de capacidade pode morrer em apenas 40 dias sendo usado para minerar a criptomoeda, enquanto em uso normal o mesmo deveria durar anos.

O grande problema de usar um SSD convencional ou até mesmo um HD simples para minerar esta criptomoeda fica por conta de seu baixo TBW, a quantidade de dados média que pode ser gravada em um disco antes do mesmo começar a apresentar falhas. Conforme aponta o estudo do site chinês, em um uso comum considerado já alto, as pessoas não “escrevem” mais de 20 GB de dados em seus SSDs por dia.

Marcas começaram a apresentar SSDs voltados para mineração

Tendo em vista que muitas pessoas poderiam começar a acionar a garantia por conta de defeitos em seus SSDs, algumas empresas fizeram alertas de que seus produtos usados para este fim não receberiam o devido suporte ao apresentarem falhas. Já outras marcas, como a TeamGroup, anunciaram SSDs voltados para a mineração, inclusive, com uma garantia de 12 anos.

De todo jeito, o aviso dos desenvolvedores da Chia serve para deixar claro que a mineração da Chia deve ser feito com o uso de SSDs e HDs para fins profissionais. Quem utilizar um produto convencional ou “doméstico” para isso realmente estará sujeito a inutilizá-lo.

Comentários

12

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
12 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Caio
26 de maio de 2021 15:50

Já tá virando piada criptomoedas, uma moeda tecnicamente inútil, só serve para especulacão, lavagem de dinheiro, e alimentar crimes virtuais.
Além de ter que minerar, gastar energia e recursos físicos atoa, em função de que? Nada.
Não acrescenta nada, porque pode se criar diversas moedas assim, logo não tem valor nenhum. Se esses blocos fossem algo que ajudasse na medicina ou a moeda oficial de algum país OK.

Ricardo Silva
27 de maio de 2021 09:47

Que recursos físicos são gastos.? Kkķkkkkkkkkk meeeeee

Ricardo Silva
27 de maio de 2021 09:45

Rapaz fala uma m…. dessa . Tu não tem neurônio não? Olha o que vc falou . Nada a ver

Ricardo Silva
27 de maio de 2021 09:44

Larga a mão de ser invejoso. Recalcado.

Dante Rodrigues
26 de maio de 2021 21:35

Sei não hein amigo, você deve ser da velha guarda, então é melhor se atualizar um pouco, gasta sim energia, mas não é nada “atoa”.

Kalvin
26 de maio de 2021 16:31

CAIO, antes de postar isso que escreveu, te aconselho a estudar um pouco mais sobre os projetos que existem hoje e seus propósitos, tanto de cripto quanto tokens. Grande abraço.

Fabio
26 de maio de 2021 23:05

acompanho o mercado de criptos a anos, ja li varios whitepapers, e ate o presente ano 2021, 12 anos depois da criacao do bitcoin, criptomoedas nao tem serventia nenhuma no dia a dia!!

Paulo
27 de maio de 2021 10:16

Caio, concordo plenamente contigo, mas lembre-se que aparecerão os defensores dessa picaretagem para te atacar. A humanidade já experimentou moedas sem lastro no passado e isso não foi nada bom. Estão confiando demais em algo fictício e fantasioso, onde basta um maconheiro fumar um e ir na internet falar alguma asneira pra criptomoeda mudar de valor. Isso não vai acabar bem, escreve aí…

Katakuri
27 de maio de 2021 13:55

Amigão, tu sabe que o dólar e o real n tem lastro né? É cada imbecilidade que a gente lê… Ao contrário do dólar e real o bitcoin, ethereum e até a chia não são inflacionados por decisão de algum governante estúpido. A inflação delas é conhecida, e inclusive a do bitcoin chegará a zero!

Rodrigo
27 de maio de 2021 10:36

Kkkkkk

ELIAS PATRICIO DOS SANTOS
27 de maio de 2021 11:34

Tem sempre um sabichão pra falar besteira sobre coisas sobre a qual ele não entende nada.

ANDRE LUIS NOVAES
27 de maio de 2021 12:12

Se pensar como o Caio, lavagem de dinheiro tem no dolar, no ouro, nos papéis do governo e nem por isso ninguém pede para acabar, qtos milhões de dólares sai lacados por facções e também por bandidos do colarinho branco se é que me entendi, estude antes de comentar