Início Hardware Vendas de SSDs superam discos rígidos no primeiro trimestre de 2021

Vendas de SSDs superam discos rígidos no primeiro trimestre de 2021

Números apontam vendas de 64 milhões de unidades de HDs contra 99 milhões de SSDs nos primeiros três meses do ano

Algum tempo atrás, pensar em um SSD para armazenamento era sinônimo de – sim – gastar muito mais. Essa história mudou; não somente pela queda dos preços, mas pelo valor visto na performance dos discos de estado sólido (SSDs) em comparação aos tradicionais HDs. Números falam: no primeiro trimestre de 2021 as vendas de SSDs superaram os HDs em uma proporção de 3 para 2.

Segundo dados do relatório da Trendfocus, três fabricantes de discos rígidos venderam 64,17 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2021; no mesmo período, fornecedores de SSDs venderam 99,44 milhões.

Vendas de SSDs superam discos rígidos no primeiro trimestre de 2021

Duas principais vantagens refletem esse crescimento na busca por discos de estado sólido, os SSDs: velocidade e tamanho físico. Se não bastasse, segundo a consultoria IDC, quase 60% dos computadores vendidos nos primeiros três meses do ano saíram equipados com um SSD de fábrica.

Tendência não é de hoje…

Em 2020, com um salto no último trimestre do ano, as vendas de SSDs ultrapassaram 333 milhões de unidades no ano. Enquanto isso, os HDs venderam 260 milhões de unidades no ano passado.

Líderes em SSD

A Samgung lidera o setor de SSDs, com uma representatividade de 25,3% neste mercado. Em segundo lugar está a Western Digital, com 18,2%; e, em terceiro, a Toshiba, com 13,3%.

SSD Samsung 980
Reprodução: Samsung

O mercado de SSDs

Apesar da alta nas vendas, o momento não é dos melhores para o setor de SSDs. A escassez de semicondutores, que consequentemente afeta a produção de chips, deve ter um impacto iminente nas vendas. Recentemente, um estudo mostrou inclusive que os SSDs podem ser mais confiáveis que os tradicionais HDs.

Além disso, a chegada da criptomoeda Chia – minerada através de SSDs – também promete mexer ainda mais com o mercado ao longo de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES