A memória RAM é uma peça de hardware essencial para o funcionamento do computador, sendo que muitos modelos diferentes estão disponíveis no mercado. Assim, na hora de escolher esse item, as pessoas se deparam com termos técnicos e precisam ficar atentas a algumas especificações para saber o que deve atender às suas necessidades e o que é compatível com o seu PC.

Já a equipe do blog KaBuM! ajuda você a entender quais são os principais termos técnicos relacionados a memória RAM e o que os mesmos mudam. Confira!

A função da memória RAM

Junto ao processador, a memória RAM é um dos itens mais importantes para o computador apresentar um bom desempenho. Essa peça é responsável por armazenar informações do que está sendo executado, sendo que tais dados são perdidos quando o computador é reiniciado ou desligado.

Conforme a quantidade de memória RAM instalada, maior pode ser a velocidade do computador, uma vez que o mesmo terá mais “espaço” para que os aplicativos possam armazenar dados.

Por isso, quanto maior a quantidade de memória, mais aplicativos a pessoa pode abrir em seu computador ao mesmo tempo. Já a quantidade de memória suportada por um computador depende do conjunto da placa-mãe e processador.

Tipo de memória RAM

As memórias RAM possuem tipos diferentes de barramentos, sendo que a escolha errada pode levar a compra de um produto incompatível, até mesmo fisicamente, com sua placa-mãe.

Memória RAM sendo instalada

Imagem: hodim/shutterstock.com

Além do formato, o barramento da memória também faz com que outras especificações técnicas variem, como a velocidade da frequência e até a capacidade máxima suportada.
Atualmente, estes são os principais tipos de memória RAM disponíveis no mercado para PCs:

  • DDR3;
  • DDR4;
  • DDR5.

Frequência da memória RAM

Ao procurar por uma memória RAM, as pessoas se deparam com informações, como “2666 MHz ou 3600 MHz”. Esses números, seguidos da sigla de “Megahertz”, são relacionados a frequência da memória RAM.

Eles indicam qual a velocidade da memória e da transmissão de dados que pode ser feita para o processador. Assim como o tipo de memória, é necessário verificar no manual da placa-mãe qual a frequência máxima suportada.

E, é claro, quanto maior a frequência da memória, melhor é o desempenho fornecido pela mesma.

Perfil XMP

As memórias RAM seguem um padrão para serem fabricadas e, por conta disto, as frequências são praticamente pré-definidas. Entretanto, as memórias, geralmente gamers, possuem o suporte ao overclock, que faz com que elas trabalhem em uma frequência maior.

O XMP, por sua vez, é uma tecnologia que facilita o overclock da memória RAM, tornando o processo praticamente automático e seguro. Ao ativar essa opção na BIOS da placa-mãe, os usuários não precisam se preocupar em fazer cálculos para alterar a frequência com que a memória está trabalhando.

Single-Channel, Dual-Channel e outros

Para ter ainda mais velocidade no PC, as pessoas podem se aproveitar de uma arquitetura chamada “Multi-Channel”. Na prática, para essa arquitetura entrar em ação, a pessoa precisa instalar mais de uma memória RAM em seu computador.

Apesar deste ponto estar sendo abordado na parte de memórias, vale lembrar que é necessário que a placa-mãe precise oferecer o suporte a essa arquitetura. Entretanto, ao menos no que diz respeito ao Dual Channel, quase todas as placas-mãe atuais já contam com o suporte ao mesmo.

Já para que o Dual-Channel ou Multi-Channel entre em ação, as pessoas precisam optar por módulos de memórias idênticos, ou seja, não é possível fazer uso desta tecnologia com memórias de diferentes fabricantes e frequências. Além disso, na hora de instalar a memória, é necessário consultar o manual da placa-mãe para encontrar os slots com suporte ao Multi-Channel.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários