Qualcomm trabalha em cópia do Nintendo Switch com Android
By - Luiz Nogueira, 24 março 2021 às 11:23
Segundo rumores, a Qualcomm trabalha em um console bastante semelhante ao Nintendo Switch. No entanto, com a diferença que o dispositivo roda o sistema operacional Android. O projeto deve funcionar usando um chip da empresa e, se for real, deve chegar às lojas no próximo ano.
As informações disponíveis até então, que foram divulgadas pelo Android Police, afirmam que o dispositivo teria controles que se separam do corpo do console – assim como os Joy-Cons -, um slot para cartão SD, Android 12 e conexão 5G.
A bateria pode ser um dos maiores destaques, já que se espera que tenha 6.000 mAh. A tela também seria maior que a do Switch, que possui um display de 6,2 polegadas. Aqui, espera-se nada menos que 6,65 polegadas com resolução 1080p.
Em resumo, o aparelho se parece muito com um grande smartphone com controle conectado – embora isso não seja necessariamente ruim. O que chama a atenção é a grande biblioteca de jogos que funcionam em dispositivos Android e que, supostamente, estarão à disposição dos jogadores.
Desafios da Qualcomm
No entanto, ao mesmo tempo em que isso é bom, pode ser um problema. Isso porque a Qualcomm terá de convencer os consumidores de que precisam de um dispositivo separado para rodar jogos como “Fortnite” e “Genshin Impact”, por exemplo.
De acordo com o site, o preço do dispositivo da Qualcomm pode ser de US$ 300, o mesmo que um Switch nos Estados Unidos.
Vale citar também que a fonte acredita que o desenvolvimento do projeto seja apenas para referência. Por isso, pode ser que nunca chegue às lojas. De qualquer forma, a ideia é bastante interessante.
Onda dos portáteis
Parece que a Qualcomm não é a única a se inspirar no console da Nintendo para criar um dispositivo portátil. Isso porque a Tencent, conhecida por estar sempre presente na indústria gamer, trabalha em um videogame próprio que roda Windows 10.
Em algumas imagens que surgiram na internet, é possível ver dois dispositivos diferentes – provavelmente a empresa considera mais de um design para o produto. Mas o que chama mesmo a atenção é a semelhança com o Nintendo Switch em ambos os casos.
No modelo abaixo, é possível ver um botão dedicado ao Windows, o que provavelmente corrobora a informação de que o console rodará o sistema da Microsoft.
Comentários