Lidar com cheaters e outros trapaceiros é um grande desafio para qualquer jogo online competitivo. Depois de sofrer na mão desse pessoal, a Valve tomou algumas medidas inusitadas para coibir essas práticas em Counter-Strike: Global Offensive.

O resultado não tem sido exatamente o esperado pela desenvolvedora de CS:GO – mas isso não deve mudar sua estratégia.

CS sem cheaters

Nesta semana, a Valve liberou um novo patch para seu popular shooter CS:GO. Além de trazer os usuais ajustes finos e melhorias de performance, o pacote trouxe pequenas mudanças no modo competitivo, como seleção de mapas favoritos, integração à modalidade Premier, perfis de matchmaking e mais.

O que chamou a atenção de muita gente, no entanto, foi um link nas notas de atualização que levava a um guia de como os jogadores deviam se comportar ao jogar em servidores oficiais. A principal regra de jogo limpo do CS? “Nunca use cheat”.

Uma mensagem tão direta e ingênua fez com que tudo parecesse brincadeira, mas não é. Isso porque a ação faz parte de um plano maior da empresa, que recentemente disse que ia começar a cobrar uma taxa de US$ 15 para quem quisesse ter uma conta Prime.

A ideia é fazer com que cheaters tenham receio de perderem seu investimento caso sejam pegos ou que os adeptos de boosts ou de contas smurf tenha uma barreira a mais – monetária – na hora de atrapalhar as partidas rankeadas dos outros jogadores.

Copo meio cheio

A Valve admitiu que CS:GO foi tomado por trapaceiros desde que se tornou free-to-play e que esse era um modo de oferecer uma experiência online mais justa aos jogadores. De boa-fé, foi dado até um prazo para que os jogadores fizessem a transição sem pagar nada.

Mesmo assim, o impacto no público não demorou a vir. Desde a implementação dessas mudanças, em junho, o game perdeu 16.7% de seus jogadores, um número próximo de 100 mil contas.

Partindo do princípio que muitos desses usavam ou pretendiam usar algum tipo de trapaça – ou eram contas secundárias para serviços de boosting –, é possível ter um olhar mais positivo do que negativo nessa queda de audiência.

Como as partidas casuais seguem gratuitas, assim como outros modos de jogos, um ingresso de US$ 15 para entrar em um competitivo mais limpo não parece tão ruim assim, não é?

Fonte: PCGamer

Comentários

12

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
12 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
DOUGLAS HERMANN DE SOUSA
8 de julho de 2021 12:56

Barato pra se jogar um jogo limpo 15 x 5,24 = 78,60 por mês só…
Dá pra comprar 2kg de carne e uma coca na atual situação do País

Bruno
8 de julho de 2021 16:52

CS é pago por mês agora?

BrunoGT3000
9 de julho de 2021 14:18

não

klis
8 de julho de 2021 19:29

não, o jovem viajou na maionese

Proette
8 de julho de 2021 16:14

Acredito que seria uma taxa única, ao contrário não faria sentido algum! Seria como antes que tinha que comprar o game, então você só precisa comprar o competitivo do game, acredito que é essa a intenção o que é bom e moral.

Vinícius Curitiba Cunha
8 de julho de 2021 14:03

TINHA QUE BOTAR PAGO O JOGO TODO,ASSIM NÃO VAI ROLAR CHEATER EM PARTE ALGUMA DO JOGO !!!!

Ermelindo Neto
8 de julho de 2021 16:18

Só acho caro, olha a diferença do bf4 que basta ter o prime 9,90 e já ganha acesso ao jogo fora os outros benefícios.
Sou novo no jogo além de, só conseguir um PC que rode ele agora em 2021 pena não conseguir jogar da melhor forma com meus colegas, pois esse valor se mostra incômodo.

Douglas Pitana Flores Da Silva
8 de julho de 2021 18:36

Tu ja viu a qtd de cheater do BF4???

Rogério Gonçalves do Carmo
9 de julho de 2021 10:46

a conta na plataforma deve ser atrelado ao CPF do usuario e nao a conta de e-mail. e deveriam existir leis de verdade que pune que usa cheat em partida online.

DANIEL GUIMARAES DE CASTRO TEIXEIRA
9 de julho de 2021 12:50

Depois de 4 anos eu desisti de jogar esse jogo..
A matéria insinuando que essa queda no número de jogadores diz respeito aos hackers. Hahahah. Eu e muitos amigos paramos de jogar recentemente exatamente por estar impossível. Nunca teve tanto hacker nesse jogo…pelo visto é o contrário do que vcs pensam. Mas a culpa é da comunidade. Muita gente sem compromisso nenhum com o jogo ou pior. Gente tóxica que não tá nem aí pra hacker e nem denuncia.

Ana
9 de julho de 2021 14:10

Ô besteira essa,se quem compra xiter gasta horrores de dinheiro, essa taxa é moleza pra eles.

eduardo lopes
12 de julho de 2021 09:33

Não adianta a valve vim com conversa fiada de que faz alguma coisa pra tirar os hacks, é só investir em anti hack, você acha que se fosse de interesse da valve tirar 99% dos hacks isso já não teria acontecido ?
a empresa não tem um pingo de interesse em tirar os hacks por um simples motivo, quanto mais ban ela aplicar, mais dinheiro ela ganha, o hack é um bom negocio pra valve.
A valve é uma empresa PODRE, que nunca faz nada pela bem do game ou dos jogadores, resultado disso é uma comunidade TOXICA, um monte de gente doente xitando e girando dentro do jogo, eu tenho conta prime, e esses dias tinha um cara girando dentro do jogo em partida oficial, não adianta, tudo na vida se resume a má vontade ou falta de recurso, você acha que falta recurso pra valve ?