Para acessar conteúdo restrito por idade, Google pede cartão de crédito e CNH a usuários
Anúncio de expansão da verificação acontece na Austrália e é válida aos usuários que acessarem o tipo de conteúdo no YouTube e Play StoreBy - Liliane Nakagawa, 18 março 2022 às 19:23
O Google anunciou recentemente que deve expandir a verificação de idade aos usuários australianos que desejam acessar conteúdo restrito à idade no repositório de aplicativos Play Store e na plataforma de vídeos YouTube.
O motor de buscas alega que a medida é uma resposta à Online Safety Determination 2022 (Sistemas de Acesso Restrito) 2022 do governo australiano, que exige das plataformas “mecanismos de garantia de idade” antes de usuários poderem acessar o conteúdo que pode ser impróprio aos menores de 18 anos. A determinação está sob a Lei de Privacidade Online do país e é válida para empresas de mídias sociais e gigantes da tecnologia como Reddit, Zoom e plataformas de jogos.
“Como parte deste processo, alguns usuários australianos podem ser solicitados a fornecer provas adicionais de idade quando tentarem assistir a conteúdo maduro no YouTube ou fazer o download de conteúdo no Google Play, disse Samantha Yorke, gerente sênior de políticas públicas e assuntos governamentais do Google, em um post no blog.
Ainda de acordo com a postagem, caso os sistemas do Google não identifiquem se o espectador tem idade superior a 18 anos, um documento de identificação válido (emitida pelo governo, como uma carteira de motorista ou passaporte) ou cartão de crédito serão solicitados.
A empresa garante que a cópia dos documentos carregados será “armazenada com segurança, não será tornada pública e será apagada” uma vez que a data de nascimento do espectador seja verificada.
As etapas que começam a valer no próximo mês na Austrália são similares à verificação de idade já implementadas na União Europeia sob a Diretiva de Serviços de Mídia Audiovisual (AVMSD).
Via ZDNet
Comentários