Alguns celulares com o sistema Android vem com o aplicativo pré-instalado chamado “Google Camera”, que chama a atenção por uma série de recursos exclusivos. Apesar de ser desenvolvido pelo Google, como o seu nome denuncia, o aplicativo original dificilmente funciona em celulares que já não vem com o mesmo instalado.
Felizmente, diversos desenvolvedores fazem modificações neste programa e, algumas destas versões aparecem no repositório do Celso Azevedo. Por lá, inclusive, uma nova versão Google Camera 8.1 foi lançada recentemente com várias melhorias. A seguir, confira como instalá-la!
Importante
As versões modificadas do Google Camera nem sempre funcionam em todos aparelhos. Assim, caso isso ocorra, é recomendável tentar baixar outra versão do aplicativo no repositório mencionado acima.
De forma geral, para o Gcam 8.1 funcionar é necessário que o celular tenha o Android 10 ou superior e conte com o suporte ao módulo “Camera 2 API”. Caso esteja em dúvida se seu aparelho possui suporte a este módulo, use este aplicativo para verificar.
Nossos testes foram realizados com sucesso e sem bugs em dois aparelhos com o Android 10 de marcas diferentes. Uma lista de aparelhos compatíveis feita pelo desenvolvedor e sua comunidade pode ser conferida neste link.
Principais recursos do Google Camera
Assim como foi informado anteriormente, este aplicativo se destaca principalmente por uma série de recursos exclusivos. De destaque, podem ser citados:
- Aviso para limpar a lente quando necessário;
- Controle de HDR+;
- Modo astrofotografia para tirar fotos da lua e do céu a noite;
- Modo retrato;
- Diversas opções de velocidade para fazer vídeo com Time-Lapse;
- Suporte ao Google Lens;
- Modo não perturbe para a gravação de vídeos;
- Opções para aprimorar a estabilização de vídeos.
Apesar destes recursos funcionarem na maioria dos aparelhos, alguns deles podem apresentar certas incompatibilidades devido ao hardware do celular ou por restrições das fabricantes deles.
Como instalar o Google Camera
O processo para fazer a instalação do Google Camera 8.1 é bem simples, sendo feito através de um APK, ou seja, o aplicativo modificado não é obtido pela Play Store. Veja:
1. Acesse este link no navegador de sua preferência no celular;
2. Toque na primeira opção conforme mostra a imagem abaixo e realize o download do APK;
3. Abra o APK baixado e toque em “Instalar”. Caso nunca tenha instalado um APK através do navegador, o Android pode solicitar algumas permissões extras;
4. Abra o aplicativo “Camera” que foi instalado no Android e conceda as permissões para o mesmo funcionar;
5. Toque em “Concluído” na mensagem que surge e o aplicativo poderá ser usado.
Pronto! Agora, você já sabe como instalar o Google Camera 8.1 para tirar fotos melhores com o seu celular.
Comentários
Luciano Cenci
Acabei de testar em meu Moto G9 Power e funcionou melhor que o app da Moto, sem engasgue e bastante rápido.
Marcello
Testei no meu Note 20 Ultra e nenhuma das versões pegou direito, todas ficavam crashando, ou saia do nada do app ao alternar as câmeras…
Camille
Eu estou tentando em todas as versões e não funcionou nenhuma tenho um A 32 queria muito q funciona-se
Camille
Tem outras versões??
Alvaro Scola
Olá, Camille. No repositório do Celso Azevedo (link no segundo parágrafo) existem algumas versões modificadas do Gcam com builds específicas para celulares Samsung.
Uma destas, por exemplo, é a SGCAM, mas ainda assim por não ser um projeto oficial não existe garantia de compatibilidade.