Início Tecnologia Cientistas criam “novo vidro” mais resistente que o diamante

Cientistas criam “novo vidro” mais resistente que o diamante

Através de uma “simples” reorganização dos átomos, pesquisadores chineses descobriram um “novo vidro” super resistente

As quatro ligações que cada um dos átomos de carbono faz com seus átomos vizinhos tornam o diamante o material mais resistente que existe. Ou melhor, existia. Pesquisadores chineses acabam de anunciar a descoberta de um “novo vidro” que assume o topo do ranking entre os materiais mais duros do planeta.

Em nível atômico – a menor partícula de uma molécula -, o vidro é uma bagunça de átomos, o que o torna frágil, facilmente sujeito a rachaduras e distorções. Agora, os químicos chineses da Universidade de Yanshan descobriram um jeito de organizar essa bagunça de átomos. Surpreendente é que essa simples “ajeitada” nos átomos resultou em um “novo vidro”, mais duro que o diamante.

Para chegar ao super material, a equipe de cientistas encontrou a proporção exata de carbono cristalizado e amorfo usada para criar um vidro com propriedades notáveis ​​que não enfraquece sob pressão intensa – ou seja, em outras palavras, um vidro super resistente.

Cientistas criam “novo vidro” mais resistente que o diamante
Imagem: reprodução

Vidro da vitória

Por ser ainda considerado a substância mais dura que se tem conhecimento, um teste de dureza bastante conhecido e aceito pela comunidade científica usa uma ponta de diamante para medir quanta força é necessária para danificar um outro material consideravelmente.

É o teste de dureza Vickers: quanto mais duro o material, maior a força (medida em gigapascais) necessária para deixar uma marca.

Cientistas criam novo vidro mais resistente que o diamante
Imagem: Thomas Evans / Unsplash

Entre 60 e 100 gigapascais é a força necessária para arranhar um diamante. O novo material vítreo mediu entre 110 e 116 gigapascais no teste de dureza Vickers.

Fonte: National Science Review

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES