Desde que foi anunciado, o Windows 11 tem chamado a atenção por mudar o visual e até mesmo algumas funcionalidades do menu Iniciar. Inclusive, com a primeira “atualização grande”, a Microsoft acabou com um truque para restaurar versões antigas do menu, mas já encontraram um jeito de contornar a situação.

Assim, o site Tom’s Hardware, ao fazer mais testes no novo sistema da Microsoft, descobriu que apenas uma pequena mudança em uma configuração pode fazer com que programas de terceiro tragam de volta o “menu Iniciar clássico”.

O que é preciso mudar no Windows 11 para ter o menu Iniciar de volta

Ao fazer a instalação de programas, como o Open-Shell ou o Stardock’s Start10 no Windows 11, nenhuma alteração acaba sendo vista na barra de tarefas do sistema. Entretanto, ao usar a tecla “Win”, o “menu Iniciar destas ferramentas” já aparecia, como testes feitos pela equipe do Tecmasters apontavam.

Assim, para fazer com que o “menu Iniciar clássico” seja exibido e funcione corretamente com o uso destes programas de terceiros, é necessário apenas alterar a posição padrão do ícone na barra de tarefas. Isso, como mostra a imagem abaixo, pode ser feito diretamente nas configurações do Windows 11.

Configuração da barra de tarefas - Windows 11

Além dessa configuração vista acima, no caso do programa Open-shell, os seus usuários também precisam optar para que o ícone do menu Iniciar seja trocado por uma imagem.

Open-Shell - Windows 11

Alguns bugs ainda podem ser vistos

Quem optar por fazer uso do Stardock’s Start10 ainda notará alguns bugs, algo esperado por se tratar de um programa funcionando em um sistema novo. Entretanto, o Tom’s Hardware descobriu que uma alteração no registro do Windows 11 faz com que o sistema funcione sem grandes problemas.

Para isso, o site publicou um guia que faz com que o sistema novo da Microsoft restaure a “barra de tarefas clássica” desabilitando alguns recursos, como a nova caixa de pesquisas.

De acordo com os últimos rumores, o Windows 11 está previsto para ser lançado no mês de outubro de 2021. Já os usuários do Windows 10 só devem receber a sua atualização em algum momento de 2022.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo R D Ferreira
15 de julho de 2021 10:56

Mais uma tentativa da MS para tirar o Menu Iniciar ( que fixação ! ) Só atrapalha e confunde, o que ficou está horrível, enorme e sem configurações. Infelizmente, tanto o Classic Shell, quanto o Open Shell não estão funcionando no Win-11. Vamos aguardar mais um pouco.
O pior é saber que a próxima atualização do Win-10 tem 60 bugs.
Em tempo : Somente tema Claro/Escuro = péssimo !
Configurar ( só para Desenvolvedores ) , Baixar, Instalar e Ajuste fino no Win-11 = 20 ( vinte ) horas !!!!