Encerrado em 2017 após inúmeros casos de ciberbullying, racismo e assédio em sua plataforma, o controverso aplicativo Yik Yak, utilizado principalmente por universitários americanos, está de volta para dispositivos iOS.

Para quem não conhece, o app Yik Yak é uma espécie de fórum anônimo baseado em localização GPS. Lançado em 2013, ele era popularmente conhecido em campi universitários, já que era um espaço para compartilhamento de festas, desabafos, memes e outras coisas mais.

O problema é que o mesmo aplicativo serviu como palco para diversos casos polêmicos envolvendo discursos odiosos e bullying. Não à toa, em 2017, vários ex-alunos processaram a Universidade de Mary Washington, na Virgínia (EUA), por assédio e ameaças de violência feitas por meio do fórum. Curiosamente, o app foi encerrado na mesma época.

Agora, sob novo comando, Yik Yak retorna para os usuários iOS e promete um ambiente “renovado”, mantendo o anonimato característico dos indivíduos que usam o app, mas tentando desvencilhar-se da imagem negativa deixada no passado.

“Estamos trazendo Yik Yak de volta porque acreditamos que a comunidade global merece um lugar para ser autêntico, um lugar para ser igual e um lugar para se conectar com pessoas próximas. Estamos comprometidos em fazer Yik Yak um lugar divertido livre de bullying, ameaças e todo tipo de negatividade”, afirmou a companhia em seu site.

Ilustração de retorno do app Yik Yak

Aplicativo já pode ser baixado em dispositivos iOS. Divulgação: Yik Yak

Retorno de Yik Yak: vai dar certo?

Uma das principais preocupações dos novos donos Yik Yak é justamente manter o app longe dos problemas do passado. Para isso, o fórum reforçou sua segurança e monitoramento: qualquer usuário que desrespeitar as normas da empresa, poderá ser denunciado. Se a pontuação chegar a -5 pontos, ele será automaticamente excluído da plataforma.

Também foram reforçadas as políticas do app no site oficial da companhia. O anonimato continua sendo obrigatório e a exposição de indivíduos ou usuários continuam restritamente proibidas (a não ser que envolvam figuras públicas como famosos, esportistas ou celebridades), bem como qualquer tipo de discurso odioso, assédio ou prática de bullying.

Vai dar certo? A resposta é uma incógnita. Por um lado parece existir um comando que, de fato, quer fazer do Yik Yak um espaço saudável. No entanto, o anonimato continua sendo um escudo para que indivíduos cometam crimes online — a organização de membros da conspiração QAnon foi uma das últimas provas vivas disso.

Apesar de todos os problemas, a ferramenta alcançou o top 5 dos apps mais baixados na App Store. Parece que só o tempo vai confirmar se a volta do Yik Yak foi ou não um erro. Mas muito além do monitoramento da empresa — sem eximar suas responsabilidades, é claro —, o sucesso do app dependerá do comportamento de seus usuários, o que por si só já é um grande ponto de interrogação.

Fonte: Vice

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários