Invicta desde a Olimpíada de Atenas de 2004, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos perdeu para a França, no último domingo (25), por 83 a 76, durante o torneio olímpico em Tóquio. Apesar do resultado inesperado, a grande surpresa da partida foi um robô, que impressionou os espectadores.

Não, a máquina não integrou nenhuma das equipes — pelo menos por enquanto. Na verdade, o robô participou de uma atração durante o intervalo, na qual realizou diversos arremessos de diferentes lugares da quadra.

Com pontaria certeira, o robô chamou atenção de quem assistia ao jogo pela sua precisão. Lances livres, arremessos de três pontos e até do meio da quadra… o resultado era sempre o mesmo: cesta.

Robô da Toyota

A máquina é mais um modelo da linha CUE, desenvolvida pela Toyota. Embora não tenha a capacidade de driblar, fazer malabarismos com a bola ou pular, o robô, que possui cerca de dois metros de altura e pouco mais de 70 quilos, utiliza inteligência artificial (IA) para calcular milimetricamente as distâncias e realizar arremessos perfeitos.

O modelo original foi desenvolvido há cerca de três anos no “tempo livre” dos voluntários da fabricante de carros. Inclusive, a versão 3 do CUE chegou a entrar para o Guinness, o livro dos recordes, em 2019, após realizar 2.020 arremessos consecutivos sem desperdiçar nenhuma oportunidade.

O Comitê Olímpico Internacional não chegou a divulgar quais jogos terão a participação do robô. Fato é que a chance de ver o “cestinha” que tem encantado os amantes do basquete deverá atrair ainda mais espectadores — além de aumentar as expectativas para uma eventual Olimpíada Tech, no futuro.

Fonte: Mashable

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários