Início Tecnologia Olimpíada de Tóquio terá tecnologia para combater calor

Olimpíada de Tóquio terá tecnologia para combater calor

Organização da edição 2021 dos jogos olímpicos deve contar com gadget da Alibaba para enfrentar casos de insolação no Japão

O pessoal da organização da Olimpíada de Tóquio recebeu uma ajuda da tecnologia para não sofrer tanto durante os 19 dias de evento: um dispositivo vestível que monitora sua temperatura corporal para evitar casos graves de insolação.

A medida foi tomada para combater o verão quente e úmido característico da capital japonesa e impedir que o sistema de saúde local – fragilizado com a pandemia – fique ainda mais sobrecarregado.

Calor na Olimpíada

Dado que estamos falando do Japão, era de se esperar que a edição 2021 do evento – que, mesmo adiado para este ano, continua sendo chamado de Jogos Olímpicos Tóquio 2020 – tivesse a tecnologia ao seu lado, mas o uso de um gadget para cuidar dos colaboradores foi uma surpresa para muitos.

A iniciativa partiu do comitê de organização dos jogos, mas seu projeto foi desenvolvido pela gigante chinesa Alibaba, que criou um dispositivo inteligente que lembra um monitor de áudio ou fone de ouvido.

Olimpíada de Tóquio terá tecnologia para combater calor

Ao ser introduzido no canal auditivo, consegue monitorar diversos sinais vitais da pessoa, incluindo sua temperatura. Esses dados são transmitidos para a nuvem e cruzados com as informações de clima do local. Se o sistema detectar perigo de insolação, o colaborador recebe um alerta no celular para descansar, se proteger do sol ou beber mais água.

A preocupação faz todo o sentido, já que cerca de 200 pessoas morreram em Tóquio no ano passado decorrente de problemas com o calor. Adicionalmente, acredita-se que essa pode ser uma das edições mais quentes dos Jogos Olímpicos modernos.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES