Início Tecnologia Como veículos autônomos vão mudar as cidades

Como veículos autônomos vão mudar as cidades

Cada vez mais perto de tornarem-se realidade, quais seriam os impactos dos veículos autônomos na nossa forma de construir e morar?

Quando falamos de veículos autônomos, geralmente pensamos apenas nos benefícios de não precisarmos dirigir enquanto o carro se move sozinho para nosso destino, podendo assim aumentar nossa produtividade, estender períodos de lazer ou até mesmo nos entregar seguros no local desejado, quando não estamos em condições de dirigir.

Mas os benefícios não se estendem apenas a isso. A forma como as cidades são construídas, e a maneira como as cidades já existentes serão afetadas, também vão ser outro ponto importante que pode resultar em mais qualidade de vida, segurança, ganho de tempo e muito mais. Vamos ver, então, cinco maneiras em que as cidades serão afetadas?

Mudanças de estruturas tradicionais

carro autônomo
Fonte: The New York Times

Imagine serviços como Uber ou afins, mas com carros autônomos. Ou ônibus autônomos que fazem seus itinerários praticamente 24 horas por dia, só parando para recarregar. Até mesmo aluguel de carros, em que o veículo será seu por um período e depois vai se dirigir, sozinho, para a casa da próxima pessoa a alugar. Isso pode diminuir a necessidade de termos nossos próprios veículos pessoais, reduzindo o tamanho de casas e prédios que necessitam de garagens. Até mesmo o número de estacionamentos pode diminuir, com locais gerais para os carros recarregarem e nada mais.

Isso pode impactar nos preços de terrenos, resultar em uma melhor distribuição da área urbana, gastos mais otimizados com a manutenção de ruas e estradas, e em uma melhor qualidade de vida para bairros mais afastados dos centros ou das cidades.

Disponibilidade 24 horas

Com os veículos dirigindo por si, outra grande melhora será no abastecimento de produtos, entregas, viagens e muito mais. Sem um motorista no volante precisando cumprir horários apertados para entregar uma carga, às vezes perdendo noites de sono, os veículos podem dirigir praticamente 24 horas por dia sem riscos à saúde. E com esse gasto otimizado com entregas, os custos de produtos podem diminuir.

Com isso, a logística melhora, e muito. Postos podem se transformar em lugares para recargas, e as empresas vão receber os produtos que precisam de forma mais rápida. Viagens com ônibus podem funcionar 24 horas por dia também, então nada de perder horários de trabalho ou tempo de descanso na sua viagem para a praia. Um estudo de 2018 feito pela empresa PwC calcula que os gastos com logística serão reduzidos em até 47% até 2030, graças aos veículos autônomos.

As estradas no futuro

cidade autônoma
Fonte: Smart Cities World

É claro que os veículos não são nada sem as estradas para que eles possam se movimentar. E com a adição de veículos autônomos, elas com certeza vão mudar bastante. Hoje em dia, estradas e ruas são construídas levando em consideração os hábitos humanos e tempos de reação, e uma IA pode ser diferente. Ela pode, por exemplo, dirigir muito mais perto de outro veículo, por estar se comunicando com ele e poder parar ao mesmo tempo que ele.

Isso vai otimizar as estradas, os gastos com sua manutenção, entre muitas outras vantagens. Faixas dedicadas a veículos autônomos? Pistas inteiras dedicadas a eles? O fato é que novas cidades vão crescer pensando em soluções para isso, e cidades antigas deverão se adaptar.

Uso para empresas e deliveries

Imagine uma loja que venda de porta em porta, porém, ela é um veículo. Com carros autônomos, isso pode ser possível. Sem a necessidade de uma pessoa dirigir sempre, transformar o seu carro ou afins em uma loja sobre rodas seria muito mais fácil, e você poderia interagir muito mais com seus consumidores. Ao falar com um cliente no telefone, que tal mandar seu carro entregar amostras em sua casa enquanto conversa com ele sobre os produtos?

Claro que isso afeta em muito a rapidez e qualidade de entregas, o que dará um aumento ainda maior nas vendas por aplicativo e afins. Todo tipo de negócio, grande ou pequeno, vai se beneficiar do que os carros autônomos podem oferecer.

Maior qualidade de vida para todos

Os veículos autônomos podem melhorar nossas vidas de várias maneiras, mas isso será ainda mais especial para pessoas com problemas de saúde, idade avançada ou deficiências. Com eles, essas pessoas não precisam depender de alguém para dirigir, já que os carros farão isso por si só, e podem ter uma vida muito mais tranquila como resultado.

Seja com um carro próprio ou com serviços de transporte público, a qualquer momento elas poderão solicitar um carro para que as leve aonde precisam, sem maiores transtornos. Carros próprios para isso podem existir, aumentando ainda mais a qualidade de vida. Morar longe também se tornará um problema menor, e a vida independente ficará mais fácil de ser conseguida.

E então, acham que os veículos autônomos vão influenciar em mais coisas? Discorda de algum ponto? Deixe para as gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES