Jeff Bezos, da Amazon, faz voo bem-sucedido ao espaço nesta terça-feira (20)
By - Luiz Nogueira, 20 julho 2021 às 10:22
Nesta terça-feira (20), às 10h (horário de Brasília), Jeff Bezos, fundador da Amazon, fez sua primeira viagem espacial planejada. O empresário, ao lado de mais três tripulantes, realizou o voo que teve como objetivo atravessar a linha Karman, conhecida como fronteira entre a Terra e o espaço.
Para isso, Bezos estava a bordo do foguete New Shepard, criação mais recente da Blue Origin, uma outra empresa do empresário, voltada para o ramo aeroespacial. Vale citar que a decolagem ocorreu no exato dia em que a missão Apollo 11 pousou na lua há 52 anos.
Ao seu lado, estavam Mark Bezos, irmão de Jeff; Wally Funk, uma pilota que participou do Mercury 13, um programa privado para treino de mulheres norte-americanas que desejavam ser astronautas; e Oliver Darmen, um jovem de 18 anos recém-formado no ensino médio, que foi o primeiro cliente pagante do voo.
A decolagem ocorreu em um terreno remoto em Van Horn, no Texas, local em que está localizada uma das instalações da Blue Origin. A excursão durou cerca de 11 minutos e levou os tripulantes ao espaço e os trouxe de volta em segurança.
Com o voo bem-sucedido, a Blue Origin foi colocada oficialmente na corrida pela exploração espacial privada. Atualmente, a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic também estão na disputa.
Preparação para o voo de Bezos
A Blue Origin afirma que, antes da decolagem de Bezos, a empresa, que foi fundada em 2000 com o objetivo de construir colônias espaciais, realizou 15 voos sem qualquer tripulação para testar todos os mecanismos de segurança e garantir que tudo ocorresse como o planejado.
Além disso, em caso de explosão ou algum outro problema, o equipamento estava projetado para ejetar a cápsula em que os tripulantes estavam localizados. “Aprendemos a fazer com que um veículo seja suficientemente seguro para que estejamos dispostos a colocar nossos entes queridos e enviá-los ao espaço”, afirmou Bob Smith, executivo da Blue Origin.
Fonte: Blue Origin
Comentários