Início Tecnologia Foguete chinês de 23 toneladas vai cair na Terra neste fim de...

Foguete chinês de 23 toneladas vai cair na Terra neste fim de semana

Reentrada descontrolada do foguete chinês Long March 5b pode atingir área povoada; agências estão rastreando o objeto no espaço

Com 23 toneladas, o foguete chinês Long March 5b vai fazer o chamam de uma “reentrada descontrolada” de volta à Terra neste fim de semana. Segundo a Aerospace Corporation, que está rastreando a queda do primeiro estágio do foguete, ele deve cair na madrugada deste domingo, 9 de maio, à 0h43 (no horário de Brasília).

O horário é apenas uma previsão, assim, está sujeito a alterações de 16 horas para mais ou para menos. O problema é que, segundo reporta o The New York Times, apesar de pequenas, existem chances de o foguete atingir uma área povoada.

Foguete chinês de 23 toneladas vai cair na Terra neste fim de semana
Foguete chinês Long March deve cair na Terra na madrugada deste domingo (9)

Agências rastreiam o foguete chinês em queda

O Comando Espacial dos Estados Unidos e a agência russa Roscosmos também rastream o objeto no espaço. Mas ainda não é possível prever onde ou quando o primeiro estágio do foguete cairá – a trajetória depende de uma série de fatores, como a atividade solar, que pode fazer a atmosfera se expandir e criar uma resistência adicional na borda do espaço.

Foguete chinês de 23 toneladas vai cair na Terra neste fim de semana

Outra dificuldade para fazer previsões sobre a reentrada do foguete na Terra é que a China nunca forneceu detalhes sobre o projeto do Long March 5b.

“A inclinação orbital do estágio do foguete de 41,5º significa que a reentrada pode ser tão ao norte quanto Chicago, Nova York, Roma e Pequim ou tão ao sul quanto Nova Zelândia e Chile”, informa a Aerospace Corporation. A principal aposta, até agora, é que o foguete caia sobre o nordeste da África, próximo ao Sudão.

Foguete chinês de 23 toneladas vai cair na Terra neste fim de semana

A questão é que ninguém entende ainda por que a China permite essa volta descontrolada de seus foguetes à Terra, em vez de usar uma manobra de órbita para guiá-los até o oceano ou a uma região segura. No ano passado, outro foguete chinês caiu na Terra e espalhou destroços em uma vilarejo na Costa do Marfim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES