A partir de agosto, os desenvolvedores Android deverão adotar um novo formato para seus aplicativos. O Google passará a exigir que os novos apps da Play Store estejam formatados em Android App Bundle (AAB).
A questão é que o formato, que está presente no sistema operacional do Google desde o começo, também é o adotado por outras lojas, como é o caso da Amazon Appstore. Com a mudança, esses outros serviços deverão se adequar às novas diretrizes para manter o suporte aos apps da gigante das buscas.
Caso contrário, as lojas de apps de terceiros também deixarão de oferecer suporte nativo para a próxima atualização do Android 12. Para o Google, trata-se de um upgrade para seu sistema.
Isso porque o que o AAB faz é identificar qual idioma, resolução e recursos adicionais são necessários para que o dispositivo específico rode o software. A partir disso, o sistema cria um APK otimizado para o usuário.
Isso resolve um problema presente em APKs desde sempre, que é, para poder funcionar, incluir recursos que não serão necessários para todos. O que deixa o aplicativo pesado para alguns dispositivos.
Outra característica interessante é a opção de o aplicativo poder ser dividido em partes. Seguindo o exemplo de um jogo, é possível baixar apenas um dos níveis, baixando o restante quando necessário usando o Play Asset Delivery.
Além disso, a Play Store, vai poder definir quais as melhores características para rodar no dispositivo. Por exemplo, não há necessidade de texturas em alta resolução em aparelhos básicos, o que reduziria o tamanho do arquivo.
Vale citar que o App Bundle é open source. Por conta disso, outras lojas podem adotá-lo sem grandes dificuldades. Atualmente, na Play Store, mais de um milhão de aplicativos já estão disponíveis no formato Bundle.
Via: GSM Arena
Comentários