Início Tecnologia Google adiciona nova ferramenta contra fake news em suas buscas

Google adiciona nova ferramenta contra fake news em suas buscas

Novo recurso do mecanismo de buscas da Google tem foco em notícias e assuntos emergentes, com poucas fontes confiáveis

A Google acaba de reforçar seu repertório de ferramentas no combate às fake news. Em uma postagem em seu blog oficial na última sexta (25), a empresa anunciou como seu mecanismo de busca vai passar a lidar com notícias ainda sem fonte confiáveis.

O mecanismo de buscas da companhia age como guardião e porta de acesso à informação para grande parte dos internautas. O “guru” sediado em Mountain View, no entanto, não sabe de tudo e pretende deixar isso bem claro para seus visitantes.

Google ao ataque

No texto, a Google explica que sempre tenta oferecer os resultados mais confiáveis e dentro do contexto certo para as buscas feitas em seu portal, mas que isso pode ser especialmente difícil com furos de notícias e tópicos emergentes na rede.

“[Nesses momentos] a informação que é publicada primeiro nem sempre é a mais confiável. Para ajudar com isso, treinamos nosso sistema para identificar quando um tópico está evoluindo rapidamente e uma série de fontes ainda não foram avaliadas”, explica o blogpost.

Reprodução: Google

A partir daí, o site passa a exibir um alerta dizendo que as informações sobre o tema estão mudando rapidamente e que é melhor voltar à busca em outro momento, quando mais dados e fontes confiáveis estiverem disponíveis.

A novidade faz parte de uma iniciativa recorrente da Google em refrear as fake news e já está sendo testada em resultados em língua inglesa, nos EUA. A perspectiva é que a ferramenta seja expandida a outros idiomas e regiões ao longo dos próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES