Nasa testa impressora 3D que usa poeira lunar como matéria-prima
By - Cesar Schaeffer, 16 agosto 2021 às 12:17
A missão Artemis, da Nasa, pretende levar o homem de volta à Lua em 2023. Até lá, muita coisa ainda vai acontecer. A mais recente é a chegada de uma impressora 3D à Estação Espacial Internacional (ISS) que usa poeira lunar para criar objetos sólidos.
A agência espacial norte-americana já vem testando a impressora 3D há algum tempo. Agora, o equipamento está pela primeira vez em um ambiente de microgravidade e bem mais próximo à matéria-prima para impressão – o solo empoeirado da Lua, tecnicamente conhecido como regolito.
Pensa bem. O que é mais fácil? Levar toneladas de equipamentos pesados da Terra para a Lua ou imprimi-los lá, in loco? Essa é a ideia da Nasa: usar materiais disponíveis na Lua para fazer o que for necessário. O primeiro passo foi levar a impressora 3D para a ISS, onde novos testes serão realizados.
O que os pesquisadores da Nasa querem saber é se a impressão 3D usando a poeira lunar vai funcionar sem a ação da gravidade e, mais, qual será a resistência do material impresso.
A empresa responsável pela impressora diz que o equipamento pode ser usado para construir – ou melhor, imprimir – desde pequenos acessórios a peças maiores e mais complexas; de pistas de pouso a habitats lunares para os astronautas.
Comentários