Se a Nasa está envolvida, deve vir coisa boa por aí. Em parceria com a Joby Aviation, a agência espacial norte-americana deu início a voos testes de “carros voadores”; para os mais técnicos, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

O principal objetivo da Nasa é analisar essas aeronaves experimentais em ação para determinar quão seguras elas são para o transporte de passageiros. Os testes com os carros voadores da Joby começaram nesta segunda-feira (30) e vão até o dia 10 de setembro.

A agência espacial também disse que irá coletar “dados acústicos e de desempenho dos veículos para uso em modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo”. Durante o período de testes, a Nasa vai observar como o veículo se move, o som que ele emite e também como o carro voador se comunica com os controladores.

Nasa testa e avalia novos carros voadores em ação

Mobilidade Aérea Avançada, com seus muitos conceitos de veículos e usos potenciais – Ilustração: Nasa

Mas a última palavra não é da Nasa

A agência planeja conduzir testes semelhantes com outras empresas de eVTOL no futuro. Outra função da Nasa é aconselhar a Federal Aviation Administration (FAA) na criação de novas regras para a atuação dos táxis aéreos elétrico como o da Joby.

Fundada em 2009, a Joby Aviation é a primeira empresa de eVTOL a participar da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada da Nasa. Ainda que certificação da FAA ainda deva levar algum tempo para sair, a Joby disse que pretende lançar seu primeiro serviço de táxi aéreo em 2024. Especialistas dizem que a certificação de uma empresa de carro elétrico voador não sai em menos de cinco anos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários