Início Tecnologia Nasa testa impressora 3D que usa poeira lunar como matéria-prima

Nasa testa impressora 3D que usa poeira lunar como matéria-prima

Impressora 3D foi levada à Estação Espacial Internacional para testes; equipamento poderia imprimir “casas” para astronautas da Nasa

A missão Artemis, da Nasa, pretende levar o homem de volta à Lua em 2023. Até lá, muita coisa ainda vai acontecer. A mais recente é a chegada de uma impressora 3D à Estação Espacial Internacional (ISS) que usa poeira lunar para criar objetos sólidos.

Nasa testa impressora 3D que usa poeira lunar para imprimir no espaço
Impressora 3D que usa poeira lunar chegou à ISS – Imagem: Redwire Space

A agência espacial norte-americana já vem testando a impressora 3D há algum tempo. Agora, o equipamento está pela primeira vez em um ambiente de microgravidade e bem mais próximo à matéria-prima para impressão – o solo empoeirado da Lua, tecnicamente conhecido como regolito.

Pensa bem. O que é mais fácil? Levar toneladas de equipamentos pesados da Terra para a Lua ou imprimi-los lá, in loco? Essa é a ideia da Nasa: usar materiais disponíveis na Lua para fazer o que for necessário. O primeiro passo foi levar a impressora 3D para a ISS, onde novos testes serão realizados.

Nasa testa impressora 3D que usa poeira lunar para imprimir no espaço
A preparação do envio da chapa de impressão para o espaço – Imagem: Redwire Space

O que os pesquisadores da Nasa querem saber é se a impressão 3D usando a poeira lunar vai funcionar sem a ação da gravidade e, mais, qual será a resistência do material impresso.

A empresa responsável pela impressora diz que o equipamento pode ser usado para construir – ou melhor, imprimir – desde pequenos acessórios a peças maiores e mais complexas; de pistas de pouso a habitats lunares para os astronautas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES