A Google acaba de reforçar seu repertório de ferramentas no combate às fake news. Em uma postagem em seu blog oficial na última sexta (25), a empresa anunciou como seu mecanismo de busca vai passar a lidar com notícias ainda sem fonte confiáveis.

O mecanismo de buscas da companhia age como guardião e porta de acesso à informação para grande parte dos internautas. O “guru” sediado em Mountain View, no entanto, não sabe de tudo e pretende deixar isso bem claro para seus visitantes.

Google ao ataque

No texto, a Google explica que sempre tenta oferecer os resultados mais confiáveis e dentro do contexto certo para as buscas feitas em seu portal, mas que isso pode ser especialmente difícil com furos de notícias e tópicos emergentes na rede.

“[Nesses momentos] a informação que é publicada primeiro nem sempre é a mais confiável. Para ajudar com isso, treinamos nosso sistema para identificar quando um tópico está evoluindo rapidamente e uma série de fontes ainda não foram avaliadas”, explica o blogpost.

Google adiciona nova ferramenta contra fake news em suas buscas

Reprodução: Google

A partir daí, o site passa a exibir um alerta dizendo que as informações sobre o tema estão mudando rapidamente e que é melhor voltar à busca em outro momento, quando mais dados e fontes confiáveis estiverem disponíveis.

A novidade faz parte de uma iniciativa recorrente da Google em refrear as fake news e já está sendo testada em resultados em língua inglesa, nos EUA. A perspectiva é que a ferramenta seja expandida a outros idiomas e regiões ao longo dos próximos meses.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários