Início Segurança Kaspersky alerta para novo tipo de golpe via SMS

Kaspersky alerta para novo tipo de golpe via SMS

Kaspersky alerta para novo golpe que utiliza um tipo de SMS diferente para roubar os dados bancários de usuários nos celulares

As mensagens enviadas via SMS sempre foram utilizadas em tentativas de phishing para que pessoas mal intencionadas pudessem aplicar golpes através do celular. Agora, a Kaspersky está alertando as pessoas para tomar cuidado com um golpe novo que utiliza um tipo de SMS diferente.

Em um comunicado enviado pela empresa, a Kaspersky explica que identificou um golpe de uma campanha massiva de SMS classe 0 contra os clientes de um banco (não especificado). Esse tipo de SMS, diferente das mensagens convencionais, ocupa a tela inteira do celular e traz um link malicioso, que não pode ser clicado para uma verificação ser realizada antes do mesmo ser aberto.

Golpe via SMS
Reprodução: Kaspersky

Assim como mostra a imagem acima, a mensagem tenta fazer os usuários acessarem o site para informar os dados de sua conta bancária, que estaria prestes a ser “bloqueada”. A Kaspersky explica que este tipo de golpe é novo, uma vez que os SMS classe 0 só são usados, em teoria, pelas próprias operadoras de telefonia celular.

Diferente de mensagens comuns enviadas por contatos ou até mesmo por “bancos de verdade”, esses SMS classe 0 não ficam armazenados no celular, ou seja, as pessoas não têm nem mesmo como encontrá-los em seu “histórico” depois.

iOS 15 já tem proteção contra este tipo de golpe via SMS

Ainda neste ano, em fevereiro, a Kaspersky já havia identificado um novo tipo de phishing via SMS em que “espaços” eram trocados por símbolos ou pontos nas mensagens para evitar o filtro de operadoras e chegar aos destinatários.

No comunicado, a Kaspersky ressalta que o iOS 15, previsto para ser lançado neste ano, já contará com uma proteção contra este tipo de golpe envolvendo SMS classe 0. Já para ficar protegido deste tipo de golpe em outros dispositivos com sistemas diferentes, a empresa sugere a utilização de seu programa Kaspersky Security Cloud.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES