Nintendo manda Bowser para a cadeia e cobra US$ 4,5 milhões de indenização
Indenização milionária é resultado de processo contra grupo que desenvolvia desbloqueio para consoles da Nintendo e vendia ROMs de jogosBy - Marcelo Rodrigues, 3 novembro 2021 às 10:39
Bowser parece ser um nome com uma ligação profunda com a Nintendo. Essa não é só a alcunha do vilão do Mario e sobrenome do atual presidente da empresa nos EUA, mas também de um de seus maiores inimigos no mundo real: Gary Bowser, responsável por compartilhar ROMs e hacks para os consoles da Big N.
Após ser preso em uma operação das autoridades em 2020, o Bowser cibercriminoso se declarou culpado das acusações contra ele e pode encarar não só 10 anos de cadeia, como também ter que ressarcir a companhia japonesa em US$ 4,5 milhões.
Nintendo brutal nos tribunais
O destino complicado, no mínimo, do canadense de 52 anos é fruto de uma campanha agressiva da Nintendo contra sites, grupos e empresas que ameaçam a integridade de suas propriedades intelectuais.
Desde sempre a empresa combate a pirataria de seus jogos e consoles em todo o mundo, mas, nos últimos anos, seu foco tem sido nas redes de vendas de firmwares customizados para seus equipamentos, que habilitam um uso mais aberto do hardware.
A ação mais recente nesse sentido mirou o Team-Xecuter, responsável por desenvolver um dos principais softwares de desbloqueio para os produtos da Nintendo, o SX OS. Bowser fazia parte do time e acabou caindo nas garras da Big N, que contou com o apoio do Departamento de Justiça americano (DoJ) na empreitada.
As autoridades dos EUA entenderam que o grupo tentava camuflar suas atividades ilegais ao alegar que apenas fomentava a comunidade homebrew, que queria desenvolver seus próprios jogos nas plataformas da Nintendo. A verdade, segundo o DoJ, é que seu produto e site serviam somente para vender pirataria.
Estima-se que Bowser e o Team-Xecuter tenham ganhado dezenas de milhões de dólares com a operação, além de dinheiro adicional com a veiculação de anúncios em sua página de ROMs.
Game over?
Esse não é o final da história para o inimigo do Mario no mundo real. Mesmo com a decisão judicial que o condenou a 10 anos de cadeia e obrigou o pagamento da indenização milionária, o canadense ainda enfrenta outras acusações que podem ampliar tanto seu tempo atrás das grades quanto o valor devido para a Nintendo.
Fonte: PCGamer
Comentários