FSR da AMD já funciona em jogos com Vulkan no Linux
By - Marcelo Rodrigues, 22 julho 2021 às 17:00
Enquanto a AMD precisa lidar com as burocracias da vida corporativa para implementar sua tecnologia de escalonamento de imagens em mais jogos, a comunidade mostra como se faz e já consegue adicionar o FSR em quase qualquer game com suporte à API Vulkan no Linux.
A descoberta foi feita pelo modder Georg “DadSchoorse” Lehmann, que mostrou quão fácil é implementar o hack para aprimorar a jogatina no sistema do pinguim.
FSR ligado
O foco de DadSchoorse foi nas possibilidades que o Proton traz à mesa quando o assunto é curtir seus games no Linux. O Proton é uma ferramenta da Valve para fazer com que os jogos de Windows rodem de forma quase nativa nas plataformas de código aberto e também é utilizada na base do Steam Deck.
Por meio de um hack nesse software, o modder conseguiu habilitar o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) mesmo que o jogo não suporte oficialmente a tecnologia – como aconteceu com implementações recentes em GTA 5 e Assetto Corsa.
As exigências são que o título tenha opção de renderização via Vulkan – o hack não funciona com DXVk ou VkD3D – e que não faça seu próprio escalonamento automático. O autor da modificação também explica que a implementação não é perfeita, mas funciona bem.
Prova disso é que o youtuber GloriousEggroll gravou um vídeo testando a novidade em Forza Horizon 4, com o game rodando em 4K, todas as opções visuais no Ultra e com o FSR ativo. O resultado é bem bacana e dá esperanças para o concorrente do DLSS.
Fonte: Wccftech
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