Início Softwares CBL-Mariner: Microsoft lança sua própria distro Linux

CBL-Mariner: Microsoft lança sua própria distro Linux

Embora novidade possa parecer estranha, a Microsoft já investe há tempos na comunidade do Linux

Se alguém tivesse dormido no início dos anos 2000 e acordado só hoje, não iria acreditar na notícia de que a Microsoft acaba de liberar sua primeira distribuição própria do Linux. O projeto é chamado de CBL-Mariner e está sendo usado internamente pela empresa.

Microsoft S2 Linux

Já havia rumores a respeito da distro desde novembro de 2020, mas agora ela finalmente foi encontrada em um repositório do GitHub da própria Microsoft, publicada sob a licença MIT de código aberto.

Segundo a empresa, a CBL-Mariner é uma distribuição Linux interna que é utilizada na infraestrutura cloud e em diversos serviços da casa. Seu objetivo é não só oferecer uma plataforma consistente para seus produtos, mas também manter a MS em dia com o Linux.

Reprodução: Microsoft

Agora, qualquer um pode baixar a distro e conferir como a dona do Windows se sai trabalhando em cima de um sistema operacional que, por muitos anos, foi uma espécie de inimigo mortal. Basta acessar o repositório e conferir estas dicas de instalação.

No final das contas, esse é só mais um passo na jornada da nova Microsoft capitaneada por Satya Nadella – bem diferente do polêmico Steve Ballmer em tom e estratégia. A compra do próprio GitHub em 2018, por US$ 7,5 bilhões, mostrou como a empresa resolveu abraçar o Linux e os desenvolvedores.

Fonte: Tom’s Hardware

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES