Fim de um legado: arcade Sega Ikebukuro Gigo fecha as portas no Japão
Fim do contrato de locação e reformas no prédio seriam os principais fatores para o fechamento do Sega Ikebukuro GigoBy - Igor Shimabukuro, 21 setembro 2021 às 12:52
O fim de um legado quase sempre envolve um mix de alegria, saudade e tristeza. Certamente essas foram as emoções sentidas pelos fãs que se reuniram na última segunda-feira (21) em Tóquio, no Japão, para se despedirem do lendário arcade Sega Ikebukuro Gigo, que fechou as portas após 28 anos em atividade.
O fliperama icônico de nove andares foi inaugurado em julho de 1993, ainda com o nome de Ikebukuro Gigo. O prédio rapidamente tornou-se um marco na área já que era um local de testes popular para novos jogos de arcade. Em 2013, o centro de jogos foi pintado de vermelho e finalmente foi rebatizado de Sega Ikebukuro Gigo.
Adeus, Sega Ikebukuro Gigo
Na despedida, havia uma placa em japonês que dizia: “Obrigado pelos 28 anos”. Os funcionários do estabelecimento usavam camisetas com a mesma mensagem, enquanto os alto-falantes reproduziam a música “Hotaru no Hiraki” — comumente tocada em lojas japonesas pouco antes delas fecharem.
Após a contagem regressiva para o fechamento do fliperama, o gerente do estabelecimento subiu em uma escada para fazer o discurso e contar um pouco mais sobre a história do Sega Ikebukuro Gigo.
Segundo ele, o fliperama não estava sendo fechado por conta da pandemia de coronavírus, mas sim, por “circunstâncias inevitáveis”. Sem contar o fim do contrato de locação, o motivo principal para o “adeus” foram as reformas do prédio.
“Se estivesse em meu poder, gostaria de ficar aberto para sempre neste local e saudar os rostos felizes de nossos maravilhosos clientes”, lamentou o gerente de fliperama. “Infelizmente, neste momento — e do jeito como as coisas caminharam —, o fliperama fechou”.
Mais fechamentos por vir?
Vale lembrar que a Sega, uma das forças mais dominantes na indústria gamer, fechou 85% de seus arcades em novembro de 2020. No ano passado, outro arcade histórico — o segundo da empresa —, em Akihabara, foi fechado. Nenhum motivo oficial foi divulgado.
Com o novo fechamento do Sega Ikebukuro Gigo, é provável que a empresa encerre as atividades dos outros estabelecimentos sobreviventes. De todo modo, esses lugares podem ter a certeza de dever cumprido — e de momentos únicos de diversão oferecidos a inúmeros jogadores.
Fonte: Kotaku
Comentários