E agora, Intel? AMD já tem quase 25% do mercado global de CPUs
Um levantamento recente mostra que a AMD quase bateu seu maior market share de todos os tempos e pode crescer ainda mais no futuroBy - Marcelo Rodrigues, 4 novembro 2021 às 9:55
É bom que a próxima geração de processadores da Intel seja, no mínimo, magnífica. Caso contrário, ela pode ter que se deparar com um adversário que avança a passos largos: a AMD, que chega a uma fatia de quase 25% do mercado global de CPUs.
O número vem de um levantamento sobre o setor feito pela Mercury Research e indica que a fabricante de hardware vem aumentando sua receita ao longo dos últimos 6 trimestres.
Passado, presente e futuro da AMD
Ao abocanhar cada vez mais consumidores para seus chips, a AMD atingiu a marca de 24,6% de todo o mercado de processadores x86 – pouco menos do que o recorde da empresa, 25,3%, conquistados no final de 2006.
Se contarmos apenas o segmento de computadores portáteis, o número chega a 22% de todos os notebooks vendidos no mundo. Claro que a Intel ainda domina todos esses setores, com mais de 70% de market share, mas o crescimento da sua rival é inegável.
Agora, esta saber se esse momento de expansão vai se manter por mais um trimestre ou perder um pouco de fôlego. Isso porque a grande vantagem competitiva da AMD é o custo-benefício de seus componentes e essa proposta está cada vez mais competindo com a escassez de insumos do mercado de semicondutores.
Por outro lado, se a empresa conseguir manter um bom nível de produção para atender à demanda dos consumidores, o futuro pode ser ainda mais próspero. Afinal, a série de CPUs da família Ryzen 3 atingiu um bom nível de maturidade e tem tudo para segurar as pontas até o lançamento da linha Ryzen 4, que pode chegar no final de 2022.
Fonte: TechRadar
Comentários