Início Hardware AMD Ryzen 8000 deve chegar em 2024 com Zen5 em 3nm

AMD Ryzen 8000 deve chegar em 2024 com Zen5 em 3nm

De acordo com rumores, os novos processadores da AMD seriam os primeiros a adotar a arquitetura big.LITTLE, que propõe uma abordagem híbrida de atuação

Rumores compartilhados pelo site MoePC afirmam que a oitava geração de processadores Ryzen está a caminho. De acordo com o que foi divulgado, a nova leva de componentes terá mudanças significativas em CPU e APU.

Para isso, a AMD trabalha com a arquitetura Zen4, que recebeu o codinome Phoenix. Além do lançamento previso para 2022, a novidade deve incluir processo de fabricação em 5nm, suporte a memórias DDR5 e gráficos baseados em RDNA.

A revelação veio acompanhada de alguns detalhes da arquitetura Zen5, que, segundo o site, está em etapas bastante iniciais de design – além de revelar que o nome adotado pode ser “Strix Point”. Nesse caso, a fabricação, que ficaria a cargo da TSMC, seria em 3nm e faria parte da série Ryzen 8000 e Ryzen 8000G.

AMD Ryzen
Foto: Reprodução

O grande destaque dessa nova abordagem, segundo os rumores, é que seria a primeira geração da AMD a adotar a arquitetura big.LITTLE. Por conta disso, haveria uma nova atuação híbrida dos processadores, já que teria uma parte dos núcleos focada em oferecer máxima eficiência com baixo consumo.

Por fim, os processadores da AMD que farão parte da série Zen5 podem ter 8 núcleos principais e 4 núcleos “menores”. Apesar do lançamento ainda não ter sido divulgado, é possível que ocorra em 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES