O Ministério da Economia confirmou oficialmente mais um ataque de ransomware sofrido por órgãos do governo. A invasão e captura de dados teria ocorrido na última sexta (13) e afetado principalmente a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional.

Nos ataques desse tipo, os cibercriminosos tomam de refém dados importantes da rede ou computador acessados e pedem uma espécie de resgate para liberar o material – sob risco de bloquear permanentemente, deletar ou compartilhar esse conteúdo.

Ransomwares de olho no governo

Embora mirem principalmente o lucrativo setor corporativo – capaz de pagar altas somas para proteger segredos industriais e dados de clientes –, os ataques de ransomware contra governos e seus órgãos têm se tornado cada vez mais corriqueiros.

Só no Brasil, no ano passado, uma investida desse tipo paralisou o Superior Tribunal Eleitoral por semanas até que a situação fosse normalizada. Esse foi um dos maiores e mais complexos ataques ao governo brasileiro, e acabou inspirando a criação de uma força-tarefa de cibersegurança para responder rapidamente a casos como esse.

No episódio mais recente, envolvendo a Secretaria do Tesouro Nacional, ainda não se sabe a extensão do impacto causado pelo ransomware. “Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital”, afirma o Ministério da Economia.

De acordo com a pasta, uma primeira análise indica que não houve danos “aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional” e que as medidas saneadoras e de contenção já foram tomadas. Enquanto isso, a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso e descobrir os culpados por trás dessa empreitada criminosa.

Fonte: ZDNet

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários